UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Keila Hellen Barbato Marcondes
Titulo Continuidades e descontinuidades na transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental no contexto de nove anos de duração
Orientador(a)
Data 23/03/2012
Resumo A transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental mostra-se um momento crítico para o desenvolvimento infantil, principalmente quando esta ocorre conjuntamente com ampliação do Ensino Fundamental para nove anos de duração. Assim sendo, o presente estudo objetiva compreender quais as continuidades e descontinuidades presentes na organização e nas práticas pedagógicas no momento de transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental de nove anos e como estas são vivenciadas e percebidas pelas crianças, professoras e familiares. O estudo adota como principais referenciais teóricos a abordagem Bioecológica de Bronfenbrenner e os estudos da Sociologia da Infância. A pesquisa optou por um acompanhamento longitudinal de um grupo de treze crianças que durante o ano de 2009 frequentavam as últimas etapas da Educação Infantil (quarta e quinta etapa) e no ano de 2010 estavam nos anos iniciais do Ensino Fundamental (primeiros e segundos anos) em instituições da rede municipal (Educação Infantil e Ensino Fundamental) e estadual (Ensino Fundamental) em um município do interior do Estado de São Paulo. Foram sujeitos ainda os respectivos responsáveis e as docentes em cada uma das instituições que as crianças frequentaram ao longo de dois anos Os dados foram coletados através de observações no ambiente escolar durante um semestre na Educação Infantil e um ano letivo no Ensino Fundamental, entrevistas com responsáveis e professores no final de cada ano letivo e encontros com pequenos grupos de crianças, nos quais estes produziam desenhos temáticos e, em seguida, uma conversa baseada em um roteiro guia. Os dados coletados nas instituições de Educação Infantil e Ensino Fundamental foram inicialmente categorizados separadamente (entrevistas e observações), para que, em um segundo momento, fossem triangulados e divididos em duas seções: 1) Educação Infantil e Ensino Fundamental: tempos, espaços e práticas educativas; e 2) Transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental: influências múltiplas para o desenvolvimento humano. Os resultados destacam que a transição entre os dois ambientes mostra-se um momento de grande tensão em que há o desejo pelo crescimento e pelo “aprender”, contudo, há temores e desencontros, principalmente tratando-se de um momento em que ocorrem alterações advindas da implementação oficial da obrigatoriedade dos nove anos no Ensino Fundamental. Destaca-se também as descontinuidades existentes entre os dois ambientes pesquisados, identificadas nos espaços físicos que se mostram menos adaptados nas escolas, assim como a diminuição no tempo de brincar, o desaparecimento da ludicidade e da fruição no Ensino Fundamental, centrando as práticas docentes em atividades relacionadas à alfabetização em seus moldes tradicionais. Salienta-se ainda que a entrada no Ensino Fundamental possibilita às crianças a vivência de um novo papel, o de aluno, contudo tal papel é entendido como antagônico ao ser criança. Pode-se concluir que é urgente que se reflita sobre o momento de transição entre estes dois contextos, apontando que é necessário que haja uma maior vinculação para que não ocorram mudanças abruptas, as quais afetam o desenvolvimento infantil.

Palavras-chave: Transição Educação Infantil – Ensino Fundamental; Pesquisa longitudinal; Perspectiva bioecológica.

ABSTRACT

The transition from Preschool to Primary School is a critical moment to the child’s development, especially when it happens at the same time as the enlargement of Primary School from eight to nine years. Thus, this work aims to understand the continuities and discontinuities present in the organization and the pedagogical practices at the moment of transition from Preschool to the nine-year-long Primary School and how they are faced and realized by children, teachers and children’s relatives. We adopted as main theoretical references Bronfenbrenner’s Bioecological theory and the studies on the Sociology of Childhood. We opted for a longitudinal study of a group of thirteen children who, in 2009, attended the last stages of Preschool (fourth and fifth stages) and in 2010 were at the initial years of Primary School (first and second grades) in municipal institutions (Preschool and Primary School) and state institutions (Primary School) in a city of São Paulo state, Brazil. The children’s parents and/or guardians and the teachers were also subjects of this research in each institution. Data was collected through observations of the school environment during one semester at the Preschool and one school year at the Primary School, interviews with parents/guardians and teachers at the end of the school year, and meetings with small groups of children, in which they created thematic drawings and, then, participated in a conversation based on previous guidelines. That data was initially categorized separately (interviews and observations), in order to be, afterwards, crossed and divided in two sections: 1) Preschool and Primary School: periods, spaces and educational practices; and 2) Transition from Preschool to Primary School: multiple influences to the human development. The results showed that the transition between those two environments is considered a moment of great tension in which there is a desire for growth and learning, nevertheless the subjects face fear and disagreements, especially because it is a moment full of changes from the official implementation of the compulsory nine-year-long Primary School. The results also emphasized the discontinuities between those two environments, identified in the physical spaces that are less adapted in the schools, as well as the reduction of playtime, the disappearance of ludic activities and the fruition in the Primary School, centering the teaching practices in activities related to literacy in its traditional models. We point out that the attendance of Primary School enables children to live a new role – the student’s role – however, it is understood as opposing to being a child. We may conclude that the reflection about the moment of transition between those two contexts is imperative, pointing that a greater bonding is necessary in order to prevent abrupt changes, which would affect the child’s development.

Keywords: Transition from Preschool to Primary School, Longitudinal research; Bioecological perspective
Tipo Defesa-Doutorado
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