UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) José Luis Derisso
Titulo O relativismo do pensamento pós-moderno como legitimação para o ensino religioso na escola pública brasileira
Orientador(a)
Data 05/03/2012
Resumo A tese central defendida nesta pesquisa é a de que o relativismo pós-moderno contribui para a legitimação ideológica contemporânea do ensino religioso na escola pública, seja na vertente ecumênica seja na multiculturalista. Para sustentar essa tese e argumentar contra a presença da religião na escola pública, desenvolvemos um estudo na perspectiva do materialismo histórico-dialético, entendendo-o como um referencial teórico-metodológico indissociável da concepção marxista da história humana. Partindo dessa premissa buscamos em autores marxistas contribuições para uma análise historicizadora e crítica do fenômeno religioso. Tal análise evidenciou o caráter essencialmente alienante das religiões, bem como o caráter circunstancialmente progressista que certos movimentos religiosos podem assumir em determinados contextos históricos. Igualmente buscamos analisar o pensamento pós-moderno na perspectiva da totalidade do processo histórico e das relações entre base econômica e a super-estrutura ideológica contrapondo-nos explícita e deliberadamente à fragmentação e ao subjetivismo que caracterizam esse tipo de pensamento. Tal análise mostrou que o irracionalismo pós-moderno é um terreno extremamente fértil para a proliferação das mais diversas e alienantes formas de crença religiosa. Debruçamo-nos sobre a retórica da igreja católica por ser a instituição religiosa que maior influência tem exercido em termos de pressão sobre o estado brasileiro em defesa da existência do ensino religioso nas escolas públicas. Essa análise constatou a existência de um discurso que, a despeito de suas visíveis contradições, algumas das quais indicadoras de cisões internas, tem como tendência dominante uma perspectiva de legitimação da ordem social burguesa e de animosidade por vezes bastante explícita em relação ao socialismo. Finalizando nosso percurso analítico voltamo-nos para a história do debate em torno do ensino religioso no Brasil, com ênfase para o período recente, concluindo que os defensores da presença da religião na escola pública apresentam na atualidade uma retórica que, embora não seja homogêna, tem uma tendência nítida de incorporação de argumentos pós-modernos e de princípios oriundos das pedagogias do aprender a aprender. Contra as falácias e os sofismas dessa retórica reafirmamos a necessidade da aplicação radical à escola pública do princípio da separação entre estado e religião, ou seja, defendemos que a escola pública destina-se à socialização do conhecimento científico, artístico e filosófico numa perspectiva inteiramente laica.

PALAVRAS CHAVE: Ensino Religioso, pensamento pós-moderno, marxismo, materialismo histórico, decadência ideológica.


The central assumption of this work is that the postmodernist relativism contributes nowadays to the ideological legitimation of religious instruction in Brazilian public schools in both perspectives the ecumenical and the multiculturalist one. To support this assumption and to argue against the presence of religion inside the public schools, we developed a study from the materialistic historical dialectical perspective assumed as a theoretical and methodological approach inseparable of Marxist theory of human history. From this start point we searched in Marxist authors contributions to a historicizing and critical analysis of the religious phenomenon. That analysis made evident the essentially alienated nature of religions as well as the character circumstantially progressive that some religious movements can have in certain historical contexts. We also tried to analyse the postmodern thought from the perspective of the totality of the historical process and from the perspective of the relations between the economical basis and the ideological super-structure. In this way we opposed explicitly and deliberately our method to the fragmentation and subjectivism typical in postmodernist thought. Our analysis showed that the postmodern irrationalism is an extremely fertile terrain to the proliferation of the most diverse and alienated kind of religious believes. We looked into the Catholic Church’s rhetoric because it is the most influential institution among those that make pressure on the Brazilian State in defence of the existence of religious instruction in public schools. That analyses concluded that there is a discourse which – in spite of its visible contradictions, some of those indicating internal divisions – has as its dominant tendency the perspective of legitimation of bourgeois social order and also this discourse has animosity to socialism sometimes very explicitly. Concluding our analytical path we turn our focus to the history of the debates on the religious instruction in Brazil emphasizing the recent period and concluding that, nowadays, the authors in favour of the presence of religion inside the public schools adopt a rhetoric which – in spite of not be homogenous – has a clear tendency of incorporation of postmodernist arguments and also assumptions from the “learning to learn pedagogies”. Against the fallacies and sophisms of this rhetoric we reaffirmed the defence of the argument that is necessary to apply radically to the public school the principle of the separation between State and religion. That means we defend that the social function of public school is to socialize the scientific, artistic and philosophical knowledge adopting a totally laic perspective.

Key-words: religious instruction; postmodernism; Marxism; historical-dialectical materialism, ideological decadence.
Tipo Defesa-Doutorado
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