UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Suselaine Aparecida Zaniolo Mascioli
Titulo Cotidiano Escolar e Infância: interfaces da Educação Infantil e do Ensino Fundamental nas vozes de seus protagonistas
Orientador(a)
Data 05/03/2012
Resumo Este estudo ocorrido no período de 2009 a 2011 aborda o contexto do cotidiano escolar que se apresenta nos dois primeiros níveis da educação escolar pública à luz das orientações legais brasileiras que alteram a duração do ensino fundamental de oito para nove anos, transformando o último ano da Educação Infantil no primeiro ano do Ensino Fundamental. Os principais objetivos foram verificar quais são as correlações entre as prescrições legais, as orientações organizacionais e as práticas pedagógicas existentes nas escolas de Educação Infantil e de Ensino Fundamental diante da ampliação do Ensino Fundamental para nove anos e, contrapor essas fontes com o olhar de crianças e de adultos/profissionais que as frequentam e vivenciam diariamente. A trajetória metodológica foi disposta em três momentos. O primeiro visou analisar as concepções e os ideários propostos pelas escolas, tentando identificar sua relação com as políticas públicas vigentes. O segundo teve o caráter de promover e captar diferentes olhares de alguns profissionais que nelas circundam. O terceiro buscou promover e captar os olhares e as percepções infantis sobre as escolas. Pode-se perceber que apesar das intenções por parte das escolas em adequar seus pressupostos organizacionais e suas práticas pedagógicas às prescrições legais nacionais e municipais frente à ampliação do Ensino Fundamental para nove anos e a inserção das crianças com seis anos no mesmo, ainda há um nítido descompasso entre esses diferentes âmbitos. As realidades instaladas nos dois primeiros níveis da Educação Básica assim como os esforços empreendidos em suas ações pedagógicas não estão ainda compatíveis ao que a legislação e a literatura apontam sobre o desenvolvimento infantil, seus direitos e suas necessidades, tampouco às expectativas das crianças sobre a escola e o processo de escolarização.

Palavras-chave: Infância, Educação Infantil, Ensino Fundamental de nove anos, Crianças, Educação Básica, Desenvolvimento Infantil.
Tipo Defesa-Doutorado
Texto Completo

APG 2.0
Copyright 2014 (c) UNESP - Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara