|
|
Aluno(a) |
Eliana Curvelo Rodrigues |
Titulo |
Representações Sociais: rupturas e protagonismos nas práticas docentes no ensino superior |
Orientador(a) |
|
Data |
29/11/2011 |
Resumo |
O objetivo central foi investigar as representações sociais dos docentes da FMVZ sobre a docência universitária e sobre as representações sociais sobre seu papel social como docente e que permeiam sua prática em uma universidade pública. A opção foi pelo estudo das representações sociais como recurso teórico-metodológico, buscando aprender os mecanismos estruturais presentes nos processos de interiorização e objetivação na cotidianidade. A pesquisa em uma abordagem qualitativa envolveu entrevista, questionário de evocação e questionário semi-projetivo. A análise levou a identificação do núcleo central composto de dois elementos: o ensino e a articulação ensino-pesquisa, atividades centrais do modelo de universidade humboldtiana. A análise revelou que os docentes representam a função de educador como atividade ética que exige domínio do conhecimento científico, técnico e pedagógico. O estudo revelou ainda que a docência universitária na FMVZ vive um momento de rupturas paradigmáticas frente as transformações postas pela sociedade do conhecimento e protagonismos em defesa da universidade como instituição social.
Palavras chave: Representações Sociais, Ensino Superior, Docência |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
Texto Completo |
|
|
|
|
|