| 
						 
						
							 | 
							
	 
	
		
			| Aluno(a) | 
			Marcelo Alexandre dos Santos | 
		 
		
			| Titulo | 
			Acúmulo de saberes e experiência formativa | 
		 
		
			| Orientador(a) | 
			 | 
		 
		
			| Data | 
			26/09/2011 | 
		 
		
			| Resumo | 
     		O presente trabalho consiste num estudo sobre as origens e os motivos da valorização atribuída atualmente ao acúmulo de saberes enquanto aquisição de informações de maneira rápida e superficial. Esta valorização vem sendo afirmada como condição necessária ao desenvolvimento do processo de formação humana (Bildung), e as teses da sociedade do conhecimento tem sido sua maior expressão. Este discurso que se dissemina amplamente em meio à sociedade capitalista atual  aqui compreendida como sociedade administrada , que possui o neoliberalismo como sua política econômica, tem sido muito bem recebido e ao mesmo tempo reproduzido amplamente pelas pessoas em práticas cotidianas e intelectuais. Diante desta constatação, abordaremos os meios pelos quais o acúmulo de saberes se constitui em uma exigência e, ao mesmo tempo, em uma imposição social, influenciando negativamente a construção da experiência formativa dos indivíduos. Analisamos os dispositivos que se encontram instalados na sociedade como instrumentos para a formação, mas que, na realidade, contribuem para o não desenvolvimento da possibilidade de desenvolvimento da experiência formativa. Apresentamos ainda os caminhos que podem conduzir à superação desta problemática nos permitir atingir o contexto de uma formação em que o desenvolvimento da experiência constitua o cerne de um movimento de emancipação. Para os estudos recorremos primeiramente à análise do discurso neoliberal acerca da educação, situando neste a valorização do acúmulo de saberes e a defesa da qualidade da educação. Em seqüência, recorremos aos estudos dos filósofos Theodor W. Adorno e Max Horkheimer procurando investigar em que medida a valorização do acúmulo de saberes na sociedade administrada contribui para o fortalecimento da semiformação e para a negação da principal condição de emancipação social que é a experiência formativa.  
 
Palavras-chave: Conhecimento. Experiência Formativa. Formação. Semiformação. Teoria Crítica. | 
     	 
     	
			| Tipo | 
			Defesa-Mestrado | 
		 
		
			| Texto Completo | 
			  | 
		 
	 
	 
							 | 
							 | 
						 
						
							 | 
						 
					 
				 |