|
|
Aluno(a) |
Luzia Helena das Neves Teixeira |
Titulo |
Contribuições da criatividade para a dificuldade de ensinar: uma revisão da literatura à luz da psicanálise |
Orientador(a) |
|
Data |
30/09/2011 |
Resumo |
O presente trabalho tem como objeto de estudo analisar a relação entre a dificuldade de ensinar e a criatividade, tendo como referencial teórico a psicanálise nas contribuições de Sigmund Freud e Donald Winnicott. O objetivo geral dessa dissertação é compreender como as pesquisas que se utilizam do referencial psicanalítico presentes no Banco de Teses e Dissertações da CAPES, entre os anos de 1999 e 2009, têm abordado a dificuldade de ensinar e a sua relação com a criatividade. Para tanto se empregou a metodologia de revisão da literatura. A leitura dos resumos eleitos proporcionou a organização deles em oito categorias, dessas escolheu-se para análise três, em que as pesquisas foram lidas na íntegra. A leitura e análise dos trabalhos indicaram que o professor idealiza seu ofício, não conseguindo, portanto, lidar com as intempéries próprias ao trabalho docente. As pesquisas apontam para a importância do professor re-significar sua relação com a docência à medida que consiga compreender que sua história de vida interfere na sua maneira de dar aula. A transformação do sofrimento patológico em sofrimento criativo também está relacionada com a possibilidade de re-significação da profissão pelo professor, bem como uma alternativa saudável de lidar com as dificuldades inerentes à educação escolar. A presente dissertação justifica a sua relevância científica na possibilidade de criar bases mais sólidas para as posteriores pesquisas que desejem buscar empiricamente a relação proposta entre dificuldades de ensinar e a criatividade, à luz da psicanálise.
Palavras chave: Psicanálise. Ensino. Criatividade. Revisão da Literatura. |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
Texto Completo |
|
|
|
|
|