UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Elaine Cristina Scarlatto
Titulo O Formal e o Real na Educação Complementar de Araraquara-SP: o amargo da doce ilusão
Orientador(a)
Data 30/09/2011
Resumo Neste estudo de caso investiga-se a potencialidade das experiências didático-pedagógicas efetuadas em uma das unidades de Educação Complementar situadas na cidade de Araraquara-SP, o PEC “Profº Henrique Scabello”, no que se refere ao favorecimento de capital cultural por esta instituição a seus alunos. Trata-se de uma pesquisa quantitativa e qualitativa fundamentada nos preceitos de Pierre Bourdieu, sobretudo na noção de capital cultural, cujos procedimentos de coleta e análise foram observação direta, entrevista semiestruturada e análise de documentos. De modo geral, foram observadas 115 horas das experiências desenvolvidas no âmbito da unidade, divididas da seguinte forma: 96 horas em oficinas e 19 horas em espaços como refeitório, corredores e reuniões pedagógicas. As entrevistas foram realizadas com 10 professores, sendo 6 pertencentes ao PEC propriamente dito e 4 que trabalham no ensino regular na Escola Municipal de Ensino Fundamental “Profº Henrique Scabello”; 2 agentes educacionais e a coordenadora, todos do PEC; bem como 8 alunos de ambas as instituições. Os documentos analisados foram o Projeto Político Pedagógico da Educação Complementar, fotos, trabalhos dos alunos, documentos de projetos desenvolvidos no PEC em 2010, anotações de professores denominadas ‘bolinhos’ e pesquisas que explicam fenômenos educacionais por meio da noção de capital cultural. Constatou-se, sobretudo, que os resultados positivos que essa política pública educacional visa proporcionar a seus alunos são inviabilizados nesta unidade, visto que tal proposta é contestada no âmbito das representações da maioria dos sujeitos e das práticas didático-pedagógicas que, regularmente, são substituídas por ‘aulas livres’. Dessa forma, tal política que, do ponto de vista formal, visa propiciar capital cultural a alunos das camadas populares pode ser somente mais uma falsa ilusão no contexto educacional brasileiro.

Palavras-chaves: Educação Complementar. Experiências. Capital cultural. Educação às classes populares
Tipo Defesa-Mestrado
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APG 2.0
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