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Aluno(a) |
Elizângela Lélis da Cunha |
Titulo |
EDUCAÇÃO OU CASTIGO: Um estudo sobre mulheres reeducandas |
Orientador(a) |
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Data |
16/11/2011 |
Resumo |
O presente trabalho tem como objetivo analisar o contexto institucional educativo e disciplinar de presas com baixa periculosidade do Centro de Ressocialização Feminino de Araraquara, situado no interior paulista, cuja proposta é interventiva e de ressocialização. O CR se constitui em uma instituição de pequeno porte com capacidade para noventa e seis internas. O estudo aborda o cotidiano prisional dessas internas e busca apreender no contexto educacional e disciplinar da instituição quais os pontos que contribuem para a mudança individual e melhoria de suas perspectivas futuras. Para a conceituação institucional utilizamos o conceito de instituição total definido por Erving Goffman e estudos de Michel Foucault como suporte para análise do contexto disciplinar. Além disso, abordamos o cotidiano prisional em sua perspectiva ideológica e os efeitos que as relações de poder podem provocar no processo de ressocialização da reeducanda. O estudo buscou contextualizar a realidade social em que estão inseridas essas mulheres, alvo da intervenção prisional e, também discutir os processos de exclusão a que essa população está submetida. Dessa maneira, conceitos como: gênero, pertencimento, identidade, exclusão e inclusão, estigma, pobreza, violência simbólica e cotidianidade foram utilizados para compreender as relações dentro e fora da instituição prisional e as relações sociais estabelecidas pelas reeducandas antes e após o cárcere. Como metodologia utilizamos questionário quantitativo e entrevista semi-diretiva buscando compreender as representações das internas.
Palavras-chave: Ressocialização. Educação. Modelo disciplinar. Processos de exclusão. Relações de poder. Pertencimento. Identidade. Cotidianidade. |
Tipo |
Defesa-Doutorado |
Texto Completo |
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