UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Danielle Regina do Amaral Cardoso
Titulo Indústria cultural e infância: uma análise da relação entre as propagandas midiáticas, o consumo e o processo formativo das crianças
Orientador(a)
Data 05/09/2011
Resumo O presente trabalho busca compreender qual a influência da indústria cultural na infância, pensando, particularmente, nas propagandas televisivas e na formação das crianças com faixa etária entre 7 e 10 anos. Para tanto, faz um estudo acerca da infância na sociedade atual, onde a justaposição de um sistema fez com que se configurasse um panorama de espetáculos, no qual as imagens se perpetuaram em detrimento do real, promovendo um monopólio da aparência. Nesse sentido, aponta para a tese de que existe um consumismo precoce presente na infância, que ganha maiores proporções com o apoio das propagandas midiáticas, em especial as exibidas pela televisão a qual todos têm acesso e que, direta ou indiretamente, apontam para a influência da indústria cultural no processo formativo das crianças. Para assegurar uma discussão sobre o conceito de indústria cultural, o trabalho se baseia, prioritariamente, no pensamento de Theodor W. Adorno – seu precursor – sob o referencial da Teoria Crítica, também emanada por pesquisadores contemporâneos que favoreceram esse estudo. A pesquisa situa ainda a infância, discutindo algumas de suas concepções e delineando uma nova concepção amparada nas considerações de seus importantes pesquisadores. Para responder aos questionamentos levantados, optamos por uma pesquisa de caráter empírico, por meio da realização de um projeto envolvendo rodas de conversas e atividades realizadas diretamente com um grupo de crianças do 2° ano das séries iniciais do Ensino Fundamental. A partir desse projeto, concluímos que a Indústria Cultural influencia de maneira acentuada a formação das crianças que se identificam com as pessoas que possuem os mesmos ícones de consumo, gerando uma interferência na formação dos grupos. As conclusões ainda demonstram que tais influências são trazidas para o interior da escola, de modo que existe um estímulo maior quando os alunos possuem determinados produtos.

Palavras-chaves: Sociedade Administrada, Indústria Cultural, Mídia, Infância, Sociedade do consumo e Educação
Tipo Defesa-Mestrado
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