|
|
Aluno(a) |
Sandra Fernandes de Freitas |
Titulo |
A narrativa de crianças sobre o insucesso escolar - aproximações psicanalíticas |
Orientador(a) |
|
Data |
19/08/2011 |
Resumo |
Este trabalho objetivou dar voz às crianças encaminhadas ao atendimento psicopedagógico no CENPE Centro de Pesquisas da Infância e da Adolescência Dante Moreira Leite, com queixa de dificuldades de aprendizagem e investigar como as crianças que vivenciam situações de insucesso e são tidas como fracassadas em sua escolaridade estabelecem seu vínculo com o aprender e significam seu insucesso escolar. A fim de alcançar nossos objetivos tomaremos a narrativa (verbal e gráfica) das crianças como foco de investigação. Trata-se de uma pesquisa qualitativa da qual participaram oito crianças entre 09 e 11 anos, do ensino fundamental. A fundamentação teórica e metodológica é psicanalítica. Os dados foram obtidos por meio de entrevista semiaberta e da aplicação do Desenho do Par Educativo. Analisamos o material de quatro crianças. Uma análise individual possibilitou-nos não só apreender como cada criança se coloca na situação de aprendiz, mas também destacar aspectos que se repetem na problemática do insucesso escolar. De modo geral, o que observamos foi uma pobreza da vida de fantasia, pelo menos no que se refere a esta temática. As narrativas apontam para uma desvalorização narcísica. A alfabetização não é vista como conquista do ideal de ego e sim como um instrumento utilitário. A escola e o aprender a ler e a escrever não são tidos como lugares de vida pulsional e o professor também não é visto como um modelo identificatório. Ao expressar sua vinculação com o aprender, as crianças apresentam situações escolares nas quais não há investimento afetivo na relação professor-aluno. Dar voz à criança e também ao professor pode ser uma possibilidade importante para o trabalho do psicopedagogo na escola.
Palavras Chave: Psicanálise. Educação. Narrativa. Criança. Dificuldade de aprendizagem. Insucesso Escolar. |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
|
|
|
|