UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Giselle Modé Magalhães
Titulo Análise do Desenvolvimento da Atividade da Criança em seu Primeiro Ano de Vida
Orientador(a)
Data 30/08/2011
Resumo Esta pesquisa visa acrescentar contribuições da Psicologia Histórico-Cultural aos processos pedagógicos da Educação Infantil, tomando como objeto o estudo do desenvolvimento da atividade da criança em seu primeiro ano de vida, posto que a compreensão do desenvolvimento humano faz-se fundamental para a organização dos processos de ensino. Compreendendo o desenvolvimento humano como histórico-social, o problema de pesquisa refere-se à atualidade da caracterização do desenvolvimento proposta por Elkonin em seu texto “Sobre el problema de la periodización del desarrollo psíquico en la infância”, transcorrido meio século de sua elaboração. A caracterização em questão ainda se mantém atual? Existem mudanças significativas em relação à dinâmica operacional das crianças pertencentes ao terceiro milênio? Para a fundamentação teórico-metodológica deste estudo, tomou-se a dinâmica da atividade-guia, tal como proposta por Leontiev, à luz da qual Elkonin sistematizou sua teoria acerca da periodização do desenvolvimento humano e propôs a atividade de comunicação emocional direta com o adulto como guia para o desenvolvimento do bebê. Para tanto, realizou-se uma investigação observacional, na qual foram filmadas 12 crianças entre quatro e 11 meses de idade ao longo de toda a rotina semanal dentro de instituições de ensino públicas em duas cidades do interior do estado de São Paulo. A primeira coleta de dados foi realizada em 2006 e a segunda em 2009. As imagens apreendidas da realidade foram transcritas e delas elencados os episódios sob análise, ou seja, sequências de operações referentes a uma mesma ação realizada pela criança. Os episódios foram caracterizados, quantificados e transformados em categorias de análise, correspondentes a grupos de episódios que compreendem semelhantes processos no desenvolvimento psíquico global da criança, quais sejam: contato com adultos; contato com objetos; contato com crianças; contato consigo própria; locomoção e equilíbrio motor; e fala. Os resultados encontrados mostram que a caracterização proposta por Elkonin se mantém atual devido à qualidade da relação adulto-bebê. A alta freqüência de ações direcionadas ao contato com objetos é a expressão latente da atividade objetal manipulatória que marca o próximo período de desenvolvimento. É possível perceber, com tal frequência de ações com os objetos, a ascensão da linha de desenvolvimento que Elkonin chamou de linha das possibilidades operacionais e técnicas, a qual possibilitará a mudança de um período de desenvolvimento para outro, à medida que haja também a estabilização da linha de desenvolvimento direcionada à esfera motivacional e das necessidades; isto é, diante do atendimento às demandas da comunicação emocional direta com o adulto, o bebê avança em direção a outras possibilidades de atuação no mundo. Assim, concluiu-se que a comunicação emocional direta com o adulto é a atividade-guia no primeiro ano de vida, e a partir da segunda metade do período passam a ascender significativamente os movimentos reiterativos e concatenados com os objetos, que representam a gestação da atividade de ação com objetos, a qual será guia na primeira infância. Nesse sentido, espera-se das instituições de ensino a organização de espaços direcionados à promoção do máximo desenvolvimento possível nesse período de vida.

Palavras-chave: Teoria da Atividade; Periodização do Desenvolvimento; Atividade-Guia; Primeiro Ano de Vida; Educação Escolar
Tipo Defesa-Mestrado
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