UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Maria de Jesus Cano Miranda
Titulo Aprendizagem e desenvolvimento de crianças com deficiências, na educação infantil, em Maringá/Brasil e em Guadalajara/Espanha
Orientador(a)
Data 20/07/2011
Resumo Este trabalho apresenta um projeto de pesquisa, do curso de Pós-Graduação em Educação Escolar, em nível de doutorado, da Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho (UNESP), de Araraquara - SP. Objetiva realizar um estudo descritivo e comparativo, a respeito da aprendizagem e desenvolvimento de 15 crianças com deficiências que freqüentam a educação infantil do sistema regular de ensino, segundo a percepção de profissionais e pais, na cidade de Maringá/Brasil e em Guadalajara ,/ na Espanha. Fundamenta-se nos pressupostos teórico-metodológicos da concepção histórico-cultural defendida por Lev Semenovictch Vygotski. Para esse autor a inserção da criança com deficiência no meio social e cultural oportuniza a ela a possibilidade de interação e internalização de conceitos de forma a favorecer o desenvolvimento de suas funções psíquicas superiores. A crença de se reconhecer o potencial das crianças com deficiências se deve aos resultados dos intensos estudos desenvolvidos pelo autor e seus colaboradores. Vygotski defende ainda que os processos de aprendizagem e desenvolvimento não são sinônimos e nem acontecem paralelamente, mas são processos que se interrelacionam de forma complexa.Trata-se de uma proposta de pesquisa de campo, na modalidade de estudo descritivo e comparativo, com enfoque misto qualitativo e quantitativo. Realizada por meio de observações, entrevistas semi-estruturadas, pesquisa na literatura e análise documental em instituições de educação infantil visitadas. Profissionais da educação infantil e os pais dessas crianças são os participantes desta pesquisa Os resultados desta pesquisa mostraram que em ambos os contextos, cada qual com sua especificidade, há dificuldades para implantação de um sistema de ensino capaz de atender às necessidades de escolarização para a diversidade dos alunos e de prover educação de qualidade a todos, inclusive à criança que se apresenta com potencialidades diferentes para aprender, apontaram aspectos de semelhanças e diferenças, quanto à legislação, à metodologia, recursos humanos e materiais, relação teoria e prática e aceitação ou não dos paradigmas de uma escola inclusiva. Evidenciaram que na percepção dos participantes o acesso da criança com deficiência, na educação infantil, já está garantido, contudo, quanto à aprendizagem e o desenvolvimento, as tendências são distintas. Em Maringá, a tendência dos participantes é de que são processos decorrentes das relações culturais que as crianças estabelecem com o seu meio e, principalmente, das ações educativas que são efetivadas para oportunizarem e mediarem a apropriação do conhecimento acumulado pela humanidade. Em Guadalajara, a tendência mais acentuada é que o desenvolvimento é um processo natural da vida e a aprendizagem é decorrência desse estado maturacional do organismo. Assim, esta variação de concepções evidencia a dinâmica de um processo que ora mostra avanço nas lutas pelas conquistas da área, ora, denuncia o quanto ainda se tem a percorrer para alcançar as condições que favoreçam a aprendizagem e desenvolvimento dessa parcela da população em classes do ensino regular, revelando assim, a complexidade de um processo que está apenas começando.

Palavras-Chave: Educação infantil inclusiva. Aprendizagem-desenvolvimento. Abordagem Histórico-cultural. Atuação de profissionais. Relação família-escola. Estudo comparativo
Tipo Defesa-Doutorado
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