|
|
Aluno(a) |
Maria do Socorro Dias Loura |
Titulo |
Formação escolarizada de sujeitos educandos na Educação de Jovens e Adultos - EJA, em Porto Velho |
Orientador(a) |
|
Data |
21/06/2011 |
Resumo |
A História da Educação de Adultos está imbricada à História do nosso povo, a qual é formada pelo contexto sociocultural de cada sujeito que dela faz parte. Nessa perspectiva, esta tese teve como objetivo principal (re) conhecer as peculiaridades do sujeitoeducando reintegrado ao processo educativo escolarizado, por meio da Educação de Jovens e Adultos EJA nas escolas municipais de Porto Velho-RO. Aliada a isso, também descreve as políticas públicas que norteiam essa modalidade de ensino. Considerando-se que no Sistema Escolar vigente a Educação Básica tem uma estrutura disciplinar, a pesquisa avalia o ensino de língua materna no viés da sociolinguística educacional, com o intuito de compreender se os saberes veiculados fornecem subsídios para a formação humana desses estudantes. Trata-se de pesquisa realizada numa abordagem qualitativa, cuja coleta de dados para a constituição do corpus foi feita a partir de pesquisa de campo, para a qual foram utilizados dois procedimentos: aplicação de questionários aos educandos com perguntas fechadas e abertas e observações de aulas da língua materna.
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos Educação Linguagem Sujeito |
Tipo |
Defesa-Doutorado |
|
|
|
|