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Aluno(a) |
Thabata Franco de Oliveira |
Titulo |
Valor e verdade em Nietzsche e os dilemas da educação contemporânea |
Orientador(a) |
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Data |
06/07/2011 |
Resumo |
Esta dissertação tem por objetivo investigar o estatuto das categorias verdade e valor no âmbito das instituições educativas contemporâneas. Para tanto, toma como referência as proposições de Nietzsche, uma vez que assinala as convergências entre sua filosofia e as principais características do projeto epistemológico e cultural hodierno. Ao pensar a escola no contexto da pós-modernidade, aponta para o processo de dissolução do caráter metafísico destes conceitos, tendo em vista verificar as consequências deste fenômeno na sociedade e na configuração do conhecimento escolarizado. Por meio da acepção de verdade em Pareyson, articulada aos pressupostos dos teóricos do campo da Cultura Escolar, busca situar a função social da escola no contexto da contemporaneidade, analisar seus paradoxos e seus mecanismos de resistência e/ou adaptação frente às demandas da sociedade do século XXI. Na tensão entre sua função mnemônica e instrumental, a escola convive com diferentes expectativas e afirma sua natureza tempestiva ao refundar permanentemente seus referenciais veritativos e valorativos. Apesar de a escola ser uma instituição difusora de práticas e saberes altamente questionados, verificamos que sua centralidade permanece, se amplia e subsidia cada vez mais nosso repertório social e cultural.
Palavras-chave: Verdade, Valor, Cultura Escolar, Nietzsche, Pós-modernidade. |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
Texto Completo |
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