UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Daniela Donato
Titulo O Conto-Reconto na EMEIs de Matão-SP: a constituição do gosto pela leitura e pela escrita
Orientador(a)
Data 21/03/2011
Resumo Este trabalho consiste em um estudo que busca aprofundar a contribuição que a atividade de contar e recontar histórias na pré-escola pode propiciar para a aquisição do Capital Cultural dos alunos. A pergunta nuclear desta pesquisa é a seguinte: seria o Conto-Reconto um procedimento didático que favorece a aquisição do capital cultural, sobretudo pelas classes populares? Entre nossos objetivos procuramos verificar as contribuições de caráter cultural que a atividade do Conto-Reconto de histórias trouxe aos envolvidos (professoras, alunos e mães). Neste contexto, os estudos de Pierre Bourdieu constituíram o eixo norteador de nossa investigação, sobretudo os conceitos de habitus e capital cultural, os quais nos forneceram os subsídios necessários para a análise dos dados. Com a finalidade de abarcar os objetivos propostos optamos pela abordagem qualitativa, com ênfase no estudo de caso. Assim, a coleta dos dados ocorreu por meio de entrevistas semi-estruturadas. Os sujeitos de nosso estudo são sete professoras de EMEIs (Escola Municipal de Educação Infantil) da cidade de Matão-SP, que estão trabalhando com a atividade Conto-Reconto nos últimos dez anos; além de dez alunos que participaram desses recontos, bem como as mães desses alunos. Entendemos que nossa investigação poderá possibilitar uma fértil reflexão acerca dos procedimentos escolares, no que diz respeito à aquisição e/ou ampliação do capital cultural e suas implicações para as relações da escola com a família e a comunidade, de modo a podermos observar quais as reais contribuições que tal atividade tem trazido no que se refere à reestruturação do habitus, à formação de leitores e escritores, ao estreitamento da relação pais-filhos-escola e, principalmente, à aquisição do capital cultural.
Tipo Defesa-Doutorado
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