UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Camila José Galindo
Titulo Análise de necessidades de formação continuada de professores: uma contribuição às propostas de formação
Orientador(a)
Data 10/03/2011
Resumo A presente pesquisa tem como objeto de estudo as necessidades de formação de professores a partir da análise do campo da formação continuada. Foram objetivos da pesquisa: compreender como se manifestam e se revelam as necessidades formativas no contexto de atuação profissional das professoras; identificar representações de necessidades das/pelas docentes em situação de trabalho; compreender os elementos circundantes e interferentes na manifestação de necessidades docentes e de necessidades de formação continuada; compreender o modo como as professoras atuantes no 1º ciclo do Ensino Fundamental lidam com suas necessidades na escola; sugerir a estruturação de propostas de formação continuada para professores baseada na análise de necessidades. O estudo está teoricamente alicerçado em 3 eixos da pesquisa educacional: formação de professores (Day, Gatti, Estrela, Mizukami, Monteiro e Giovanni, Garcia), análise de necessidades (Galindo, Rodrigues, Wilson e Easen, Rodrigues e Esteves) e trabalho docente (Tardif e Lessard). Os autores utilizados ajudaram a tecer uma forma diferenciada de organizar e proceder à análise de necessidades de formação para a formação continuada, a partir da identificação de campos de diálogos imbricados teoricamente às necessidades de formação (Korthagen, Lopes, Hargreaves, Shön, Huberman, entre outros). A parte empírica foi realizada por meio de metodologias com características etnográficas. Os dados foram obtidos em uma escola da periferia da cidade de Araraquara-SP, Brasil, sendo a parte principal deles composta de registros de observação participante em duas salas de aula de duas docentes atuantes no 1º ano do 1º ciclo do Ensino Fundamental, com suporte na entrevista estruturada com as 12 professoras atuantes no 1º ciclo do Ensino Fundamental da escola pesquisada no ano de 2009. A coleta dos dados centrou-se em informações sobre a escola e o bairro que ela atende. Sobre as professoras, por meio da coleta, buscou-se informações a respeito da formação escolar e profissional; das relações sociais; do lazer; das dificuldades; das motivações, desejos profissionais e desempenho docente. Esses dados foram registrados em notas e caderno de campo. Fotos, filmagem, documentos gerais de atuação pedagógica das professoras com alunos em sala de aula, entre outras fontes, foram utilizados a título de registro. As análises obtidas por meio de análises de conteúdo (Bardin) e por interpretações embasadas em referências da metodologia etnográfica apontam para o fato de que entre as necessidades formativas manifestadas em situação de trabalho ganham relevo as que se referem direta ou indiretamente ao ensino, destacando-se o planejamento e as atividades em sala de aula, já que as interações têm papel fundamental. As representações de necessidades das docentes sobre o ensino centralizam as demandas que desestruturam ou que desfavorecem a manutenção da rotina de trabalho. Os resultados apontam que as necessidades são diversas, amplas e complexas e são provenientes da organização escolar; do currículo; do convívio com os pares; do tempo de carreira; de experiências significativas ligadas ao percurso de formação profissional e escolar; das motivações profissionais bem como dos elementos da vida pessoal, que nem sempre são conscientes às docentes. Porém, possuem potencial de implicação sobre a rotina do trabalho e a representação de necessidades formativas. Propõe-se uma ampliação da concepção acerca das necessidades formativas a partir das necessidades docentes e das necessidades de formação, que exigem alterações nos procedimentos de análise de necessidades de formação para atender demandas da formação continuada.

Palavras-chave: necessidades docente – necessidades de formação de professores – análise de necessidades – análise de necessidades de formação – necessidades de formação continuada de professores
Tipo Defesa-Doutorado
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