|
|
Aluno(a) |
George Queiroga Estrela |
Titulo |
O curso de Administração, as aprendizagens de competências e habilidades e o ensino articulado ao desenvolvimento de Rondônia |
Orientador(a) |
|
Data |
23/02/2011 |
Resumo |
Esta tese analisa a formação acadêmica no curso de Administração da Fundação Universidade Federal de Rondônia Campus de Porto Velho. A análise contempla a percepção de professores e de alunos concluintes, considerando dois aspectos básicos: o direcionamento do ensino para o desenvolvimento de Rondônia e as aprendizagens de habilidades e competências necessárias ao futuro administrador. Para tanto, investiga diferentes períodos históricos, a fim de compreender como se deu a implantação e expansão dos cursos de Administração no Brasil, e qual sua relação com o desenvolvimento. Devido à natureza qualitativa do trabalho, optou-se pelo estudo de caso, utilizando como instrumento de coleta dos dados entrevistas e aplicação de questionários a alunos e professores do curso, com os quais se procurou examinar sua percepção quanto à interligação do ensino com o desenvolvimento, e identificar quais são as competências e habilidades trabalhadas no processo de formação profissional dos futuros administradores. Para a análise documental foram considerados: pareceres, resoluções, diretrizes curriculares dos cursos de Administração do Brasil, e o mais recente projeto político pedagógico do curso de Administração da UNIR (2005). As análises se pautam pelas literaturas das áreas Administração e Educação. Os resultados revelaram que é incipiente a contribuição do curso relativa ao desenvolvimento de Rondônia; apontam, ainda, insuficiência relativa à aquisição, pelos alunos, de competências e habilidades previstas no projeto pedagógico do curso e nas diretrizes curriculares nacionais dos cursos de Administração.
Palavras-chave: Curso de Administração; Competências e Habilidades; Desenvolvimento de Rondônia |
Tipo |
Defesa-Doutorado |
Texto Completo |
|
|
|
|
|