|
|
Aluno(a) |
Ana Cristina Silva da Rosa |
Titulo |
De Movimento Social Comunitário à institucionalização: análises sobre o Programa Municipal de Alfabetização e Cidadania - PROMAC |
Orientador(a) |
|
Data |
02/03/2011 |
Resumo |
A presente tese constitui-se em estudo sobre o Programa Municipal de Alfabetização e Cidadania (PROMAC), no município de São Bernardo do Campo, região do Grande ABCD. O objetivo central foi analisar e compreender as principais alterações no Projeto Político Pedagógico (PPP) do PROMAC e suas implicações na prática social e pedagógica, sobretudo, em relação ao atendimento de sua meta fundamental quanto aos índices de alfabetização da população jovem e adulta no município. Como instrumento de pesquisa utilizou-se de entrevista semi-estruturada, sendo os dados categorizados à luz das idéias de Bardin (1979). Após a categorização dos dados em institucionalização, terceirização, proposta curricular, ciclo básico e formação docente, pode-se concluir que as inúmeras mudanças ocorridas no PROMAC, no período de 1991 até 2006, trouxeram benefícios quanto à profissionalização da EJA, seu reconhecimento em diferentes segmentos sociais e consolidou o PROMAC como uma ação de Política Pública do município. Todavia, com o processo de institucionalização o PROMAC se descaracterizou em relação aos seus aspectos fundantes pautados nos princípios freireanos de educação, comprometendo a participação ativa da comunidade, a construção de um projeto político pedagógico emancipador, e ao fortalecimento de um programa de EJA mais democrático.
Palavras-chave: Educação de jovens e adultos Políticas Públicas PROMAC Educação Formal Educação Não-formal |
Tipo |
Defesa-Doutorado |
Texto Completo |
|
|
|
|
|