UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Maria Angélica Savian Yacovenco
Titulo Recuperação escolar: um trabalho efetivo com alunos em defasagem de aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental
Orientador(a)
Data 11/03/2011
Resumo Este estudo teve como objetivo geral investigar o rendimento escolar de alunos de 3º e 4º anos em situação de recuperação e suas relações com as condições de uma escola municipal de Ensino Fundamental de Bauru/SP considerada bem sucedida no trabalho para recuperá-los. Buscou-se desvendar como a referida escola organizou o trabalho didático-pedagógico, de que modo desenvolveu ações de recuperação escolar de alunos com defasagens de aprendizagem e quais parâmetros e critérios que estabeleceu para considerar os alunos efetivamente recuperados. A pesquisa pautou-se em referenciais teóricos sobre o fracasso escolar numa perspectiva sociológica, trazida por Charlot (2000, 2005) ao analisar a relação do aluno com os saber; e por Lahire (1997) sobre o sucesso e fracasso escolar no contexto familiar das classes populares para compreender como se posicionavam os familiares das turmas de recuperação. O estudo de Raths et al (1973) na área da psicologia educacional contribuiu para averiguar se as atividades propostas aos alunos em recuperação paralela acionavam ações de pensamento e favoreciam a aprendizagem dos conteúdos defasados. A hipótese norteadora do estudo foi a de que o rendimento dos alunos em recuperação escolar não decorre somente do trabalho sistemático da coordenação, do grau de compromisso do professor de recuperação e do apoio dos familiares, mas, sobretudo, do nível de exigência da escola para considerá-los efetivamente recuperados, ou seja, ainda que ocorram avanços, os mesmos não ultrapassarão os patamares mais elementares se o nível de exigência da escola for baixo e o próprio aluno considerado como parâmetro de avaliação. Trata-se de pesquisa de base empírica, de abordagem qualitativa, com procedimentos metodológicos que envolveram análise de documentos da escola, variados; realização de entrevistas individuais com as 5 professoras das classes regulares, com a professora da classe da recuperação, com a coordenadora e com os 8 alunos de 3º e 4º ano escolar; questionários aplicados aos familiares dos alunos e visitas à escola para observações. Os dados foram coletados no ano de 2009, mapeados e organizados em quadros, gráficos, figuras e analisados em dois eixos contemplando os seguintes elementos de análise: Condições iniciais, dificuldades e lacunas dos alunos encaminhados para o processo de recuperação (Eixo 1); Melhorias e condições favoráveis resultantes do processo de recuperação (Eixo 2). Os resultados obtidos permitiram confirmar a hipótese ao se atestar que as melhoras apresentadas pelos alunos de 3º e 4º ano escolar em recuperação situaram-se em patamares elementares, revelando que ainda não foram consolidadas aquisições relevantes da alfabetização, com desempenhos pouco expressivos e estagnações das capacidades relacionadas à leitura e escrita.

Palavras-chaves: recuperação escolar; anos iniciais do Ensino Fundamental de 9 anos ; alfabetização; rendimento de alunos.
Tipo Defesa-Doutorado
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