|
|
Aluno(a) |
Anamaria Brandi Curtu |
Titulo |
"Música, Educação e Industria Cultural: o loteamento do espaço sonoro no espaço escolar" |
Orientador(a) |
|
Data |
25/03/2011 |
Resumo |
Esta pesquisa, intitulada Música, Educação e Indústria Cultural: o loteamento do espaço sonoro no espaço escolar, estudou o uso sistemático das possibilidades de comunicação sonora, com ênfase para as produções musicais padronizadas pela indústria cultural e para a presença da tecnologia. A este uso deu o nome de loteamento do espaço sonoro. A partir da Teoria Crítica principalmente de Adorno foi elaborado um trabalho de compatibilização paradigmática entre os fundamentos da Teoria Crítica, os estudos antropológicos de Garcia Canclini e entre autores e músicos contemporâneos. Tal compatibilização possibilitou cunhar, no ambito teórico, o termo loteamento do espaço sonoro como um dos fenômenos da indústria cultural hodierna. Na pesquisa de campo o mesmo termo assumiu a função e o sentido de categoria de análise, para a pesquisa qualitativa, com abordagem antropológica, que identificou especificidades do fenômeno do loteamento do espaço sonoro dentro do espaço escolar. Duas escolas de ensino fundamental, sendo uma pública e uma particular, foram os principais campos para a coleta de dados, que utilizou observação livre, observação do repertório musical, entrevistas semi-estruturadas, testes de percepção musical e levantamento do acervo sonoro-musical.
Palavras - chave: Indústria Cultural. Música. Padronização Musical. Filosofia da Educação. Semiformação. Loteamento do Espaço Sonoro. |
Tipo |
Defesa-Doutorado |
Texto Completo |
|
|
|
|
|