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			| Aluno(a) | 
			Florence Rodrigues Valadares | 
		 
		
			| Titulo | 
			Implantação e implementação das escolas municipais em tempo integral na cidade de Goiânia | 
		 
		
			| Orientador(a) | 
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			| Data | 
			23/03/2011 | 
		 
		
			| Resumo | 
     		O presente estudo tem como objetivo analisar a implantação e implementação das Escolas em Tempo Integral (EMTI) na cidade de Goiânia, tendo como referencial a proposta preliminar para as EMTIs e início de execução previsto para 2007. A proposta, em linhas gerais, previa o aumento do tempo de permanência dos alunos nas Unidades Escolares assim como significativas alterações nas formas de avaliação e nas atividades desenvolvidas no cotidiano escolar além da inclusão de uma refeição entre os dois períodos do dia escolar. Para entender esse processo de mudanças no tempo e no espaço educacional das EMTIs revisitamos as indicações dos organismos internacionais, em especial as do Banco Mundial e da UNESCO, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9394/96, o PNE e o referido projeto. A coleta dos dados empíricos para a análise final foi realizada em seis EMTIs distribuídas nas cinco regiões administrativas da Rede Pública Municipal de Goiânia e mais uma como representante da zona rural. Também para contribuir nas análises finais foram incluídas informações sobre a realidade educacional espanhola  mais especificamente da Comunidade Autônoma de Madrid  suas leis, decretos e documentos oficiais. Os dados do país ibérico possibilitou o estabelecimento das aproximações e distanciamentos com a realidade brasileira a partir do exemplo da cidade de Goiânia. A análise baseada na revisão da literatura e na confrontação com alguns elementos evidenciados nas observações do cotidiano escolar das duas realidades identificou algumas fragilidades no processo de implementação da proposta na cidade de Goiânia e consubstanciaram uma proposta básica de intervenção na Rede Pública Municipal de Educação de Goiânia.   
 
Palavras  chave: política pública educacional.  Escola em tempo integral. Sistema educacional espanhol | 
     	 
     	
			| Tipo | 
			Defesa-Doutorado | 
		 
		
			| Texto Completo | 
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