UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Maria Eugênia Porém
Titulo A Comissão Própria de Avaliação na promoção da qualidade em instituições de ensino: um estudo sobre a gestão do conhecimento no ensino superior privado
Orientador(a)
Data 28/02/2011
Resumo Estudo de vertentes estratégicas em gestão para a melhoria da qualidade das políticas
educacionais: a gestão da informação e do conhecimento, sob a ótica da comissão
própria de avaliação – CPA. A opção em focar o estudo sobre o funcionamento da
Comissão Própria de Avaliação - CPA de uma Instituição de Ensino Superior – IES- tem
como justificativa o fato de ser a comissão, dentro da estrutura organizativa, um espaço
autônomo e democrático com a participação de representantes da comunidade
acadêmica, privilegiado pelo acesso de informações sobre o cotidiano administrativo e
pedagógico e com legitimidade para subsidiar as tomadas das decisões estratégicas da
instituição. Em contrapartida, a maioria das CPAs funciona como apêndice burocrático na
estrutura organizativa das instituições de ensino, limitando suas ações à prestação das
informações solicitadas pelo INEP e na coordenação dos processos avaliativos. O
objetivo central deste trabalho foi desenvolver uma análise sobre a Comissão Própria de
Avaliação de uma Instituição Privada de Ensino Superior – IPES - para o
compartilhamento da informação e do conhecimento e aproveitamento do diagnóstico
para a melhoria da qualidade do ensino. Foi desenvolvida uma pesquisa de campo que
resultou em um esboço de plano de ação, vislumbrando a possibilidade no sentido
prático, de converter a CPA em uma unidade estratégica de informação e conhecimento.
Como resultado deste estudo, esperamos contribuir com o conhecimento gerado para
instituições que tenham como perspectiva a melhoria continua de seus processos de
ensino , pesquisa e administrativos, de forma inovadora e criativa. Consideramos que a
IPES, em posse dos conhecimentos produzidos pela CPA poderá tomar decisões mais
assertivas e consistentes, dentro de uma linha de pensamento mais global e democrático
em que os atores sintam que suas opiniões e expectativas sejam respeitadas. Também
acreditamos que é possível que a IPES obtenha maior respaldo na prestação de contas
junto aos diferentes grupos que influenciam e interferem em seu ambiente, pois poderá
gerenciar as informações com mais clareza e transparência, confiança e credibilidade.
Tipo Defesa-Doutorado
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APG 2.0
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