UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Kênia Hilda Moreira
Titulo O ensino de História do Brasil no contexto republicano de 1889 a 1950 pelos livros didáticos: análise historiográfica e didático-pedagógica
Orientador(a)
Data 21/02/2011
Resumo A presente tese de doutorado, inserida na perspectiva da história da educação, investiga os conteúdos historiográficos e didático-pedagógicos de oito livros de história do Brasil em circulação no campo educacional brasileiro no período de 1889 a 1950. Acreditamos que a análise das mudanças e permanências concernentes aos conteúdos do livro didático de História do Brasil no período delimitado poderá contribuir para ampliar a reflexão sobre o estado atual da produção didática e do ensino de História do Brasil. A tese está organizada em sete capítulos: 1: “Livros didáticos como fontes para a História da Educação”; 2: “Livros didáticos de história do Brasil para o ensino secundário: legislação e programas (1890-1950)”; 3: “Localização, seleção e apresentação do corpus documental”; 4: “Análise dos conteúdos historiográficos dos livros de Joaquim Manuel de Macedo, João Ribeiro e Rocha Pombo”; 5: “Análise dos conteúdos historiográficos dos livros de Jonathas Serrano, Basílio de Magalhães e Joaquim Silva”; 6: “Reflexões sobre os temas e as narrativas dos autores didáticos”; 7: “Livros didáticos de história do Brasil (1889-1950): análise do conteúdo didático-pedagógico”. À guisa de considerações finais observamos a pertinência entre as concepções de governo, de história e de educação nesses sessenta anos de República. De uma parte, tal pertinência possibilitou a permanência do conteúdo historiográfico com alteração/deslocamento do ápice da narrativa, não mais o Império, mas sim a República; de outra parte, possibilitou reestruturação do conteúdo didático com o pressuposto de difundir conteúdos históricos com recurso a fórmulas didáticas ativas e ditas “não-enfadonhas”.

PALAVRAS-CHAVE: Ensino de História. Livro Didático. História do Brasil. História da Educação. Mudanças. Permanências.
Tipo Defesa-Doutorado
Texto Completo

APG 2.0
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