|
|
Aluno(a) |
Kênia Hilda Moreira |
Titulo |
O ensino de História do Brasil no contexto republicano de 1889 a 1950 pelos livros didáticos: análise historiográfica e didático-pedagógica |
Orientador(a) |
|
Data |
21/02/2011 |
Resumo |
A presente tese de doutorado, inserida na perspectiva da história da educação, investiga os conteúdos historiográficos e didático-pedagógicos de oito livros de história do Brasil em circulação no campo educacional brasileiro no período de 1889 a 1950. Acreditamos que a análise das mudanças e permanências concernentes aos conteúdos do livro didático de História do Brasil no período delimitado poderá contribuir para ampliar a reflexão sobre o estado atual da produção didática e do ensino de História do Brasil. A tese está organizada em sete capítulos: 1: Livros didáticos como fontes para a História da Educação; 2: Livros didáticos de história do Brasil para o ensino secundário: legislação e programas (1890-1950); 3: Localização, seleção e apresentação do corpus documental; 4: Análise dos conteúdos historiográficos dos livros de Joaquim Manuel de Macedo, João Ribeiro e Rocha Pombo; 5: Análise dos conteúdos historiográficos dos livros de Jonathas Serrano, Basílio de Magalhães e Joaquim Silva; 6: Reflexões sobre os temas e as narrativas dos autores didáticos; 7: Livros didáticos de história do Brasil (1889-1950): análise do conteúdo didático-pedagógico. À guisa de considerações finais observamos a pertinência entre as concepções de governo, de história e de educação nesses sessenta anos de República. De uma parte, tal pertinência possibilitou a permanência do conteúdo historiográfico com alteração/deslocamento do ápice da narrativa, não mais o Império, mas sim a República; de outra parte, possibilitou reestruturação do conteúdo didático com o pressuposto de difundir conteúdos históricos com recurso a fórmulas didáticas ativas e ditas não-enfadonhas.
PALAVRAS-CHAVE: Ensino de História. Livro Didático. História do Brasil. História da Educação. Mudanças. Permanências. |
Tipo |
Defesa-Doutorado |
Texto Completo |
|
|
|
|
|