|
|
Aluno(a) |
Merilin Baldan |
Titulo |
A Representação do Ato de Ensinar: Continuidades e Rupturas da Concepção de Ensino na Pedagogia Tradicional, na Psicologia Histórico-Cultural e na Pedagogia Histórico-Crítica - Uma Análise a Partir das Teses e Dissertações da CAPES |
Orientador(a) |
|
Data |
21/02/2011 |
Resumo |
O objetivo da pesquisa é identificar as representações acerca da concepção do ato de ensinar; de que forma o tradicional e o moderno são tratados nas ideias pedagógicas destas correntes e em qual medida podemos identificar a circularidade, a continuidade e a ruptura das ideias. A pesquisa justifica-se por meio da crítica contemporânea acerca da defesa do ato de ensinar empreendido por estas correntes pedagógicas e as implicações entre a crítica e a negação do ensino. A pesquisa é de cunho teórico-bibliográfico, cujo referencial teórico é o materialismo histórico-dialético e os pressupostos das duas primeiras gerações da Escola dos Annales. A investigação se deu por meio da análise das representações do ato de ensinar dessas correntes utilizamos a produção acadêmico-científica, isto é, as teses e as dissertações da CAPES; cuja análise comparativa se deu mediante as categorias: concepção de sociedade, de educação e de homem; bem como a concepção do ato de ensinar (processo de ensino aprendizagem), de professor e de aluno. Em conformidade com os objetivos o trabalho foi estruturado da seguinte maneira: introdução, desenvolvimento da pesquisa e as considerações finais; na parte de desenvolvimento da pesquisa constam seis capítulos que abordam: o referencial teórico-metodológico, o ato de ensinar no tempo de longa duração, a representação da Pedagogia Tradicional, da Pedagogia Histórico-Crítica, da Psicologia Histórico-Cultural e da Análise Comparativa das Correntes Pedagógicas.
Palavras-Chaves: Pedagogia Tradicional, Pedagogia Histórico-Crítica, Psicologia Histórico-Cultural, Correntes Pedagógicas, História das Idéias Pedagógicas, História da Educação. |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
Texto Completo |
|
|
|
|
|