UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Celio José Borges
Titulo PROFESSORES LEIGOS EM RONDONIA: Entre sonhos e oportunidades, a formação e profissionalização docente - um estudo de caso - O PROHACAP
Orientador(a)
Data 25/01/2011
Resumo Esta pesquisa analisa a formação de professores leigos no Estado de Rondônia - Amazônia–Brasil, e a sua profissionalização no âmbito das contribuições geradas pelas políticas públicas, em particular o programa PROHACAP , a partir da opinião dos mesmos e dos professores formadores. Neste programa foram mobilizados cerca de 300 professores-formadores e atendidos estimativamente 9.600(nove mil e seiscentos) professores-alunos, distribuídos em 8 cursos de licenciaturas, localizados em 4 pólos geograficamente distintos. A mesma foi realizada em duas realidades diferentes, Brasil (Rondônia) e Portugal (Minho), sendo que neste país a pesquisa ganhou um caráter colaborativo e não comparativo. Nas duas realidades os objetivos consistiram em pesquisar as opiniões dos professores sobre como perceberam sua formação e profissionalização no âmbito das diretrizes das políticas de formação de professores nos dois países. É uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de casos múltilpos, porem com suportes ao quantitativo (Ludke,1986; Coutinho e Chaves, 2002; Yin, R. K., 2002; Stake, R.E., 2007; Duarte, 2008; Araujo, C., et al,2008.), Para (Duarte, 2008), “O estudo de caso pode constituir uma contribuição importante para o desenvolvimento cientifico, podendo permitir uma visão em profundidade de processos educacionais, na sua complexidade contextual e ainda constituir um interessante modo de pesquisa para a prática docente”. E sobre pesquisa em educação, (Ludke, 1986), afirma que: “para se realizar uma pesquisa é preciso promover o confronto entre os dados, as evidências, as informações coletadas sobre determinado assunto e o conhecimento teórico acumulado a respeito dele”. Em sua estrutura teórica abrangeu aspectos relacionados ao professor e a profissionalização docente; a universidade a ao Estado de Rondônia; as diretrizes e políticas de formação de professores; e, ao multiculturalismo e a construção de identidade dos professores migrantes. Nos procedimentos metodológicos, além da aplicação de 04 questionários abertos, para 931 respondentes foi realizada também pesquisa documental. E como recursos, para a definição de categorias e análise de dados, foram utilizados a analise de conteúdos e o Softwer-SPSS 16.0, tendo sido geradas no processo de tratamento de dados aproximadamente 36.000 respostas. Como resultados mais expressivos destacam-se a ausência de registros sobre planejamento pedagógico e avaliações do programa; O elevado grau de satisfação dos professores habilitados com a formação e o grande interesse em dar continuidade aos estudos para o aprimoramento de suas pratica pedagógicas; As significativas mudanças na vida pessoal, profissional e social, refletidas na melhoria financeira e no reconhecimento profissional; Foi marcante também o reconhecimento às instituições que viabilizaram suas formações, em particular à Universidade Federal de Rondônia; Por outro lado não se percebeu na universidade, registros de pesquisas e produção de conhecimento sistematizado como conseqüência da realização do programa, havendo, portanto um ganho considerável do ponto de vista individual dos professores formadores, ficando para a universidade o destaque dos ganhos políticos institucionais na viabilização de políticas públicas de formação de professores em termos de parcerias e do cumprimento de seu papel social e institucional, para a formação de professores da rede de ensino da educação básica do estado de Rondônia.

Palavras-chave: Políticas Públicas, Professores Leigos, Educação, Profissionalização, Multiculturalismo, Construçao de Identidade.
Tipo Defesa-Doutorado
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