|
|
Aluno(a) |
Priscila Marilia de Oliveira |
Titulo |
A concepção de criança e desenvolvimento infantil e a coleção Biblioteca de Educação: uma análise das obras escritas pelos psicólogos funcionalistas franco-genebrinos e por Lourenço Filho |
Orientador(a) |
|
Data |
24/01/2011 |
Resumo |
Esta dissertação busca desvelar e analisar qual concepção de criança e desenvolvimento infantil está presente nas obras publicadas pela Coleção Biblioteca de Educação, escritas pelos psicólogos funcionalistas franco-genebrinos e por Lourenço Filho. As obras a serem, especificamente, investigadas são: Psychologia Experimental, de Henri Piéron; A escola e a psychologia experimental, de Edouard Claparède; Testes para medida do desenvolvimento da inteligência nas crianças, de Alfred Binet e Th. Simon; Introdução ao estudo da escola nova e Testes ABC para verificação da maturidade necessária à aprendizagem da leitura e da escrita, ambas de Lourenço Filho.
Para tanto, os pressupostos desta pesquisa centram-se no campo da história das idéias pedagógicas (Saviani, 2007). Agregar-se-á a essas discussões as contribuições de Ginzburg (2006) a respeito do lugar da micro-história e o papel do conceito de circularidade cultural. Partindo das perspectivas propostas por Ginzburg (2006), trabalha-se com o conceito de circularidade cultural. Além disso, parte-se dos pressupostos apontados pela teoria histórico-crítica e, ainda, caminha-se pelo campo da história das idéias pedagógicas no Brasil.
Os resultados desta dissertação apontam para a conclusão de que a concepção de criança e desenvolvimento infantil presente nas cinco obras tratadas ao longo desta pesquisa partem do pressuposto de que o educador, para realizar uma educação plenamente verdadeira e eficiente, deve conhecer seu aluno. Este conhecimento é garantido pelas ciências base da biologia e da psicologia, ou seja, o professor deve apropriar-se delas para melhor conhecer seus alunos e garantir a educação desses últimos. Ao encontro dos conhecimentos proporcionados pela psicologia e pela biologia ascendem os testes mentais que podem, então, ser entendidos como uma metodologia eficaz a guiar, então, o processo de aprendizagem.
Palavras chave: Coleção Biblioteca de Educação; Lourenço Filho; concepção de criança e desenvolvimento infantil. |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
Texto Completo |
|
|
|
|
|