UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Rosângela de Fátima Cavalcante França
Titulo Formação Continuada de Professores: As Aproximações e os Distanciamentos entre os DIscursos de Mudanças e as Práticas Pedagógicas.
Orientador(a)
Data 20/12/2010
Resumo Este estudo que trata da formação continuada de professores que participaram do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores - PROFA, teve como objetivo geral, investigar se as concepções de mudanças que as professoras participantes da pesquisa inicial (2005) afirmaram ter incorporado ao seu fazer docente, após a capacitação no PROFA, estão presentes em suas práticas atuais (2008) .E como específicos: a) confrontar os discursos atuais sobre as concepções de mudanças na prática pedagógica com àqueles apresentados no estudo investigativo inicial; b) averiguar a presença dos discursos atuais de concepções de mudanças na prática pedagógica das professoras; c) verificar se as práticas pedagógicas realizadas pelas professoras correspondem, e em que medida, às concepções de mudanças apresentadas em seus discursos iniciais e atuais; d) identificar os fatores presentes na relação entre os discursos de mudanças e as práticas pedagógicas observadas em 2008. Trata-se de uma investigação qualitativa, que assume características de um estudo longitudinal, ao investigar os mesmos sujeitos em dois momentos distintos da produção desses discursos, havendo um intervalo de tempo correspondente a quatro anos entre a pesquisa inicial (2005) e a atual (2009) . Este foi desenvolvido em 7 escolas pertencentes à Rede Estadual de Ensino no município de Porto Velho-RO e teve como participantes, 12 professoras dentre as 23 que constituíram o universo da pesquisa realizada em 2005.Para obtenção dos dados, foram usados como procedimentos metodológicos : observação livre do desenvolvimento da prática pedagógica das professoras em sala de aula; solicitação de um relato livre e escrito pelas professoras em 2009;realização de entrevista individual, semi-estruturada e gravada, junto às professoras ; um levantamento do ambiente físico e dos aspectos organizacionais das escolas, por meio de uma ficha de registro, junto a determinados integrantes da equipe gestora e ainda fotos dos recursos didáticos utilizados pelas professoras. No enfoque das relações entre os discursos de mudanças e as práticas pedagógicas, os resultados revelam aproximações e distanciamentos, os quais são explicados por fatores como : ausência em quase sua totalidade de um espaço de reflexão sobre a prática pedagógica ; falta de acompanhamento, apoio e avaliação do trabalho das professoras, como parte de um projeto de formação continuada e de mecanismos de realimentação dos processos formativos.

Palavras-chave: Formação de professores; Formação Continuada; Programa de Formação de Professores Alfabetizadores; Prática pedagógica.
Tipo Defesa-Doutorado

APG 2.0
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