UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Flavine Assis de Miranda
Titulo Avaliação Educacional no interior amazônico: entre a regulação e a emancipação
Orientador(a)
Data 20/12/2010
Resumo Situada no campo teórico denominado por Almerindo Janela Afonso de Sociologia da Avaliação a tese se localiza na linha de pesquisa sobre Avaliação e Políticas Educacionais. O objetivo principal da pesquisa é identificar, no processo de regulamentação jurídico-político da avaliação educacional no município de Rolim de Moura/RO, práticas de participação da comunidade escolar que propiciem a ação social e política emancipatória dos sujeitos envolvidos. Além deste, destacam-se como objetivos específicos: descrever as ações participativas empreendidas pelo município no processo de regulamentação da política da avaliação da educação e os resultados gerados por elas; e, verificar nas ações empreendidas uma possível natureza investigativa e epistemológica da avaliação educacional que leve à emancipação social dos sujeitos envolvidos. A busca por alcançar tais objetivos representa a tentativa de responder as questões centrais deste estudo, a saber: é possível desenvolver práticas sociais emancipatórias no seio de estruturas regulatórias, no que concerne à avaliação de sistemas educacionais? No processo de regulamentação jurídico-política da avaliação no município de Rolim de Moura/RO existem práticas sociais e políticas que contribuam e desenvolvam ações de cidadania emancipatória dos sujeitos envolvidos? De abordagem qualitativa, a pesquisa se pauta pela metodologia da pesquisa participante junto ao Conselho Municipal de Educação e a todos os servidores da rede pública municipal de ensino. Os estudos teóricos e análises desenvolvidas baseiam-se em autores como Almerindo Janela Afonso, ao abordar a temática da avaliação no contexto das políticas educacionais e seu papel central nas reformas educacionais da década de 1990, além de referenciar-se no pensamento de Boaventura de Sousa Santos. A escolha dos autores pautou-se no entendimento de que suas teorias sociológicas são de grande relevância para o enriquecimento e desenvolvimento da área da avaliação educacional. Analisando o fenômeno à luz do pensamento de Boaventura de Sousa Santos podemos entender que, ao desenvolver sua discussão sobre o binômio regulação/emancipação, o autor nos permite refletir sobre a existência de práticas emancipatórias no seio de estruturas regulatórias e gera idéias importantes sobre as diferentes concepções de conhecimento. Estes, por sua vez, ou nos permitem pensar de modo emancipatório ou nos mantêm aprisionados em pensamentos e ações de caráter regulatório. Sua defesa anuncia a idéia de que, em que pesem as normas de regulação previstas e impostas no e pelo modelo social, para além delas as práticas sociais desenvolvidas nos diferentes espaços interativos incluem dimensões emancipatórias exatamente porque escolhas são possíveis, mesmo que inscritas nos limites dados pelas raízes ou pelas normas de interação social.

Palavras-chave: Sociologia da Educação, Avaliação Educacional, Emancipação/Regulação, Políticas Educacionais, Sistemas de Ensino.
Tipo Defesa-Doutorado
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