UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Sandra Cristina Lúcio Vellosa
Titulo Educação Especial: rememorando os caminhos escolares e formativos de um grupo de professores na cidade de Araraquara/SP
Orientador(a)
Data 20/12/2010
Resumo A partir das últimas décadas do século XX, com o surgimento de um novo paradigma educacional que é a garantia de uma educação que contemple a todos indistintamente, a Educação Especial vem procurando se adequar à essas mudanças por meio da oferta de serviços educacionais que efetivem a real participação dos alunos com deficiências no meio escolar e social. O presente trabalho procurou resgatar por meio de narrativas (auto)biográficas a trajetória escolar e a experiência profissional de um grupo de professores de educação especial, bem como a narrativa de uma mãe que possui um filho com deficiência, procurando situar os diferentes momentos educacionais pelos quais passaram as pessoas com deficiências. O estudo se caracteriza por uma abordagem qualitativa, de cunho (auto)biográfico, que permitiu não somente recuperar e redesenhar as trajetórias pessoais, mas também, ampliar a compreensão que temos dos tempos e espaços nos quais vivem e convivem as pessoas com deficiências . Participaram desse estudo cinco professores de Educação Especial e uma mãe cujo filho possui Paralisia Cerebral. Os resultados mostraram que, apesar da evolução da história da Educação Especial ter chegado até a inclusão escolar das pessoas com deficiência, tanto os professores de educação especial quanto os do ensino regular, apresentam dificuldades para lidar com os alunos nesse processo inclusivo.

Palavras-chave: Educação Especial; narrativas (auto)biográficas; professores; mãe, inclusão; escola.
Tipo Defesa-Doutorado
Texto Completo

APG 2.0
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