UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Sônia Maria Gomes Sampaio
Titulo UMA ESCOLA (IN)VISÍVEL: Memórias de professoras Negras em Porto Velho no Início do Século XX
Orientador(a)
Data 20/12/2010
Resumo A presente tese trata inicialmente da tentativa de reconstituição e apresentação de uma escola no início do século XX, em Porto Velho, a partir das memórias contidas nas narrativas/depoimentos das professoras negras, descendentes de trabalhadores barbadianos que chegaram para trabalhar na construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré – E.F.M.M, e que foram alunas da chamada escola dos categas, abrigada nos vários espaços do morro do Alto do Bode e que apresentava um modelo de educação não contemplado, pois a cidade não tinha escolas. O objetivo do estudo é apresentar, além da escola, as memórias de três professoras, sujeitos da pesquisa, sobre o funcionamento e os aspectos pedagógicos que fundamentavam a prática escolar, bem como o aspecto móvel, posto que a escola não funcionasse em um lugar fixo. Analisar as memórias como substância social do processo histórico vivenciado e como guardiã do individual e do coletivo em relação a outros aspectos como: linguagem, identidade, afetividade, religião, valores, concepções de mundo se fez também nosso objetivo. A tese divide-se em quatro seções: a primeira trata da ocupação e exploração dos espaços amazônicos até o início da E.F.M.M.; a segunda apresenta os barbadianos, o espaço em que viviam, a escola que construíram e a forma como pensavam e faziam educação; a terceira constitui-se na apresentação e análise das memórias sobre a escola e outras categorias; a quarta mostra como se deu a tentativa de apagamento do morro do Alto do Bode e a tentativa de invisibilizar, pelo governo, as marcas sociais deixadas pelos barbadianos. Dessa forma, a tese traz à tona a história da educação dos barbadianos vindos para a construção da E.F.M.M., e a complexidade de construir e viver o social amazônico.
Tipo Defesa-Doutorado
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APG 2.0
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