|
|
Aluno(a) |
Lusinilda Carla Pinto Martins |
Titulo |
Estágio Supervisionado: prática simbólica e experiência inaugural da docência |
Orientador(a) |
|
Data |
17/12/2010 |
Resumo |
Esta pesquisa, situada no campo da formação de professores de língua inglesa, tem como objetivo discutir o papel do estágio supervisionado no processo de formação do professor de língua inglesa, a partir da investigação dos sentidos atribuídos e dos saberes produzidos durante essa experiência formativa. Propomos um olhar da perspectiva da prática em sua esfera tridimensional (SEVERINO, 2001) e da experiência (TARDIF, 2002, 2005; DEWYE, 1959), para acessar as impressões, os sentidos atribuídos e os saberes produzidos nesse contexto pedagógico. Mediante, uma abordagem fenomenológica-hermenêutica, coletamos dados, no período de 2008 a 2009 junto a dez estagiários do curso de Letras, habilitação Inglês, da Universidade Federal de Rondônia. O conjunto de registros constitui-se de entrevistas, relatórios de estágio, observações de aulas, questionários, documentos e anotações de campo. A análise realizada nos permite afirmar que o estágio configura-se como uma componente prática simbólica e uma experiência inaugural da docência que favorece a imersão na profissionalidade e faz emergir a professoralidade. Os sentidos atribuídos a esta experiência, pelos estagiários, vão desde o cair a ficha, o batismo até a confirmação pela vontade de tornar-se (ou não) professor, envolvendo tanto a realização pessoal como profissional. Quanto ao saberes produzidos, a ação concreta, contextualizada e histórica dos estagiários propicia um saber ser e um saber fazer. Mesmo apresentado limites, o estágio ultrapassa a condição de atividade acadêmica e deixa resvalar a sua dimensão social e heterogênea. Assim, assume um papel formador por permitir, aos professores em formação, uma construção basilar de conhecimento profissional e pessoal necessários ao exercício da docência.
PALAVRAS-CHAVE: FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES LÍNGUA INGLESA ESTÁGIO SUPERVISONADO PRÁTICA SIMBÓLICA EXPERIÊNCIA. |
Tipo |
Defesa-Doutorado |
Texto Completo |
|
|
|
|
|