UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Lusinilda Carla Pinto Martins
Titulo Estágio Supervisionado: prática simbólica e experiência inaugural da docência
Orientador(a)
Data 17/12/2010
Resumo Esta pesquisa, situada no campo da formação de professores de língua inglesa, tem como objetivo discutir o papel do estágio supervisionado no processo de formação do professor de língua inglesa, a partir da investigação dos sentidos atribuídos e dos saberes produzidos durante essa experiência formativa. Propomos um olhar da perspectiva da prática em sua esfera tridimensional (SEVERINO, 2001) e da experiência (TARDIF, 2002, 2005; DEWYE, 1959), para acessar as impressões, os sentidos atribuídos e os saberes produzidos nesse contexto pedagógico. Mediante, uma abordagem fenomenológica-hermenêutica, coletamos dados, no período de 2008 a 2009 junto a dez estagiários do curso de Letras, habilitação Inglês, da Universidade Federal de Rondônia. O conjunto de registros constitui-se de entrevistas, relatórios de estágio, observações de aulas, questionários, documentos e anotações de campo. A análise realizada nos permite afirmar que o estágio configura-se como uma componente prática simbólica e uma experiência inaugural da docência que favorece a imersão na profissionalidade e faz emergir a professoralidade. Os sentidos atribuídos a esta experiência, pelos estagiários, vão desde o “cair a ficha”, o “batismo” até a “confirmação” pela “vontade” de tornar-se (ou não) professor, envolvendo tanto a realização pessoal como profissional. Quanto ao saberes produzidos, a ação concreta, contextualizada e histórica dos estagiários propicia um saber ser e um saber fazer. Mesmo apresentado limites, o estágio ultrapassa a condição de atividade acadêmica e deixa resvalar a sua dimensão social e heterogênea. Assim, assume um papel formador por permitir, aos professores em formação, uma construção basilar de conhecimento profissional e pessoal necessários ao exercício da docência.

PALAVRAS-CHAVE: FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES – LÍNGUA INGLESA – ESTÁGIO SUPERVISONADO – PRÁTICA SIMBÓLICA – EXPERIÊNCIA.
Tipo Defesa-Doutorado
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APG 2.0
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