UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) José Carlos Barboza da Silva
Titulo As políticas educacionais e a formação do profissional da psicologia: suas implicações para a atuação profissional
Orientador(a)
Data 01/12/2010
Resumo O objeto de estudo dessa Pesquisa são os fundamentos das políticas de formação para a
Psicologia e o tipo de formação que é ofertada, além de suas implicações para a atuação
desse profissional. O objetivo é avaliar a proposta de política educacional no país para os
cursos de psicologia em vigor desde 2004, verificando em que condição foi produzida,
inclusive como se deu a participação e elaboração de tal documento e entender quais são
os subsídios teóricos e práticos encontrados pelos egressos de Psicologia durante sua
formação e se estes fundamentos estão em condição de adequarem-se à realidade
profissional encontrada, bem como avaliar se sua formação acadêmica é responsável
pelo distanciamento de tais aspectos de sua formação e de sua atuação profissional, a
partir dos documentos legais balizadores para essa área de formação que ajudaram a
nortear esse estudo. Para se chegar a tal compreensão do modelo dado foram utilizadas
entrevistas, questionários e análise de documentos relativos ao tema investigado. Tratase
de uma investigação de natureza qualitativa que se utiliza também de características
de fonte documental. Assim, tal investigação apresenta também características de
pesquisa documental. Os tipos de documentos utilizados são aqueles escritos em
documentos oficiais de alcance tanto local como nacional e publicações administrativas.
Os sujeitos da amostra desse estudo foram escolhidos dentro das técnicas de
amostragem aleatória simples sem reposição entre os professores de todos os períodos e
os supervisores de estágio do curso de Psicologia da UNIR/RO, em número de nove, e
de outra instituição particular de nível superior de ensino em Rondônia, a saber, a
Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), em Porto Velho, em número de quatro, que
possui o mesmo curso indicado da UNIR, isto é, Psicologia; com base na aceitação e no
desejo de participar da pesquisa. Os demais sujeitos dessa pesquisa foram selecionados
com base na lista de egressos do referido curso de Psicologia da UNIR/RO, em suas
diferentes turmas dos anos de 1996 a 2009, em número de vinte, não havendo distinção
entre sexo ou outro diferencial, mas optando por um número de sujeitos (egressos) do
curso acima citado que fosse representativo em termos de amostra. Também foram
sujeitos dessa pesquisa a Coordenadora do Serviço de Psicologia Aplicada (S. P. A) da
UNIR e seu equivalente na instituição de nível superior particular, Chefe e/ou
Coordenador do Departamento de Psicologia da UNIR (DEPSI) e equivalente da
instituição de nível superior privada. Além deles, também foram sujeitos dessa
investigação a ex-presidente do Conselho Federal de Psicologia (CFP), à época do
estabelecimento das Diretrizes Curriculares e um membro da Comissão de Especialistas
da Secretaria de Ensino Superior do MEC (SESu/MEC), que foi relatora da proposta de
Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Psicologia, aprovada
junto ao Conselho Nacional de Educação (C.N.E). Para que se chegasse à compreensão
do significado de tais informações foi utilizada a Análise de conteúdo conforme a
descreve Bardin (1977). Os resultados encontrados indicam que as Diretrizes
curriculares para a área em causa podem não ter muita relevância se as condições
institucionais dos cursos de Psicologia não estiverem adequadas à sua aplicação, além
de expressarem uma concepção de política atrelada a interesses político-econômicos,
ideológicos e de mercado. Assim, o exercício da profissão pode se apresentar
comprometido em seus aspectos éticos, epistêmicos, políticos e sociais.
Tipo Defesa-Doutorado
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APG 2.0
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