|
|
Aluno(a) |
Andréia da Cunha Malheiros Santana |
Titulo |
As Necessidades de Formação Continuada dos Gestores e dos Professores de Língua Portuguesa e Inglesa: Algumas Reflexões |
Orientador(a) |
|
Data |
09/11/2010 |
Resumo |
Neste estudo o tema da formação continuada aparece associado à análise de necessidades, conforme a fundamentação teórica utilizada: Rodrigues e Esteves (1993), Silva (2000), Fusari (1997) e Estrela (2006). O objetivo desta pesquisa foi conhecer as necessidades de formação continuada declaradas pelos gestores educacionais (diretores, vices, coordenadores pedagógicos e assistentes educacionais pedagógicos) e pelos professores de língua portuguesa e inglesa de dez escolas municipais da cidade de Araraquara e como ocorrem as iniciativas de formação continuada neste município. Os gestores foram ouvidos mediante questionário, relato de narrativas e entrevistas, a opinião dos professores de língua portuguesa e inglesa foi obtida através de um questionário e o posicionamento da Secretaria Municipal de Educação através de uma entrevista. A pesquisa ainda contou com um estudo da proposta pedagógica de cada unidade escolar. Conforme o relato destes gestores e professores foi possível perceber a distância entre as concepções dos idealizadores das formações representados pela Secretaria Municipal de Educação e o público alvo delas. Os resultados demonstram que as formações oferecidas não correspondem às necessidades vivenciadas por estes gestores e professores, suas concepções e dilemas não são levados em consideração ao se elaborar uma iniciativa de formação continuada.
Palavras-Chave: formação continuada, análise de necessidades, gestores e professores da escola pública |
Tipo |
Defesa-Doutorado |
Texto Completo |
|
|
|
|
|