UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Regina Célia Bedin
Titulo A institucionalização do conhecimento sexual enquanto tema de investigação e ensino em universidades brasileiras a partir das ações de grupos de pesquisa
Orientador(a)
Data 18/11/2010
Resumo Considerando a limitada existência de estudos sobre a institucionalização do saber sexual na universidade, buscamos realizar esta investigação objetivando verificar como a UNESP e algumas universidades brasileiras, enquanto instituições de ensino e pesquisa, têm dado contribuições ao campo da Educação Sexual a partir da atuação de grupos de pesquisa. A presente dissertação descreve e analisa a institucionalização do conhecimento sexual e a consolidação da educação sexual enquanto tema de investigação e ensino em algumas universidades brasileiras e qual o papel dos grupos de pesquisa neste processo. Foram entrevistados coordenadores e integrantes de seis grupos da UNESP e seis grupos de outras universidades, e as respostas foram agrupadas em categorias a partir dos temas fundamentais que pudessem responder aos objetivos propostos no estudo. Criamos dez categorias de análise para conhecermos cada grupo de pesquisa: 1) Funcionamento do Grupo. 2) Formação de pesquisadores na Área da Sexualidade e Educação Sexual. 3) Contribuição do Grupo para a sistematização dos saberes em sexualidade. 4) Importância do grupo em sua universidade. 5) Contribuições do grupo para a formação dos seus integrantes. 6)Percepção sobre os estudos atuais sobre Sexualidade e Educação Sexual no Brasil. 7) Relação entre os integrantes do Grupo. 8) Atuação junto aos cursos de Graduação e Pós-Graduação. 9) Divulgação dos trabalhos de pesquisa desenvolvidos pelo Grupo. 10) Internacionalização. A análise feita possibilitou coletarmos dados e informações sobre a estrutura, funcionamento e realizações de cada grupo, permitindo que traçássemos seu percurso desde sua criação e verificássemos qual a situação atual, a produção acadêmico-científica e como ocorreu o processo de institucionalização desses grupos.

Palavras – chave: Sexualidade; educação sexual; conhecimento sexual; grupos de pesquisa; universidade; história da educação sexual no Brasil.
Tipo Defesa-Mestrado
Texto Completo

APG 2.0
Copyright 2014 (c) UNESP - Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara