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Aluno(a) |
Fernando Henrique Protetti |
Titulo |
Burocracia e Pós-Graduação Lato Sensu na UNESP: os cursos de especialização na área de educação (1999-2010) |
Orientador(a) |
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Data |
15/09/2010 |
Resumo |
A partir da expansão da pós-graduação lato sensu na educação brasileira e da importância que este setor, principalmente na forma dos cursos de especialização, tem ganhado no interior da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), essa dissertação de mestrado tem como objetivo geral e aglutinador analisar a oferta de quatro cursos de especialização na área de Educação dessa universidade no período de 1999 a 2010. De forma específica, objetiva-se investigar as orientações político-administrativas dos órgãos centrais da UNESP para os cursos de especialização em geral e os critérios estabelecidos para a sua regulação e controle; compreender a relação entre os propositores dos quatro cursos analisados e a administração universitária e; identificar as prováveis demandas para sua oferta. Para alcançar esses objetivos, adotou-se como recurso teórico-metodológico o conceito de burocracia procedente dos estudos de Max Weber sobre a Sociologia da Dominação. O método empregado consiste na análise documental utilizando como fontes primárias os processos administrativos dos cursos investigados, as normas e regulamentações internas e as publicações e informações disponíveis sobre a pós-graduação lato sensu na UNESP. As informações gerais, a literatura científica disponível e a legislação desse setor da pós-graduação no país representaram subsídios iniciais para a compreensão do caso singular da UNESP. Os resultados obtidos pela investigação no âmbito administrativo revelam que as normas e regulamentos para o controle da oferta dos cursos tornaram-se cada vez mais criteriosos, tentando, portanto, conservar o domínio dos órgãos centrais da universidade sob os demais envolvidos. Na dimensão política, o período de 1980 a 2010 apresenta duas concepções distintas que orientaram os cursos de especialização. Num primeiro momento, foi implementada uma política de incentivo sem o efetivo acompanhamento e avaliação e, posteriormente, uma política de controle decorrente da vertiginosa expansão desses cursos. No que tange às relações estabelecidas entre os propositores dos cursos apreciados e a administração universitária, verificou-se a existência simultânea de interesses convergentes e divergentes. Além disso, observou-se que associadas às diversas demandas externas para a oferta dos cursos de especialização em Educação, há também demandas no próprio interior da universidade que parecem justificar a permanência desses cursos. Finalmente, a pesquisa contribui para o diálogo com outros estudos sobre a pós-graduação lato sensu e para repensarmos os cursos de especialização da UNESP.
Palavras-chave: Pós-graduação lato sensu; UNESP; Burocracia; Especialização em Educação; Pesquisa documental. |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
Texto Completo |
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