|
|
Aluno(a) |
Edson Renato Nardi |
Titulo |
Concepções docentes sobre a autonomia |
Orientador(a) |
|
Data |
30/08/2010 |
Resumo |
Este estudo buscou verificar as concepções que um grupo de professores da rede pública estadual possui em relação a autonomia. Para tanto, buscou realizar inicialmente uma análise bibliográfica de autores que amparam o valor e a importância da autonomia. Nesse sentido, localizou nas obras de Kant, Piaget e outros, uma série de argumentações que justificam a necessidade e a importância de uma educação que valorize e estimule a formação de pessoas autônomas. Logo a seguir pusemo-nos a atestar a importância que este tema recebe nas produções científicas contemporâneas. Por fim, fazendo uso de instrumentos qualitativos de pesquisa, acabamos por realizar entrevistas semi-estruturadas para detectar os posicionamentos que professores adotam em relação a este tema. Da análise dos dados acabamos por concluir que o professor associa a autonomia como sendo, sobretudo, a apropriação e domínio de certo conhecimento, que o professor acaba, por muitas vezes, a criar limitações em relação a autonomia do aluno, por considera-la uma espécie de anomia ou desgoverno. Por fim, acabamos por aventar ainda que o professor possui uma certa dificuldade de associar o exercício da autonomia em outras situações do cotidiano que não as vivenciadas no ambiente escolar. Destes elementos, podemos concluir que é necessário o aprofundamento de estudos em relação a este tema e a rediscussão com a sociedade e, especialmente, com o professor, o valor, o significado e a importância da autonomia.
Palavras chave: Docência, Autonomia, Heteronomia, Sociedade, Escola, Aluno. |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
Texto Completo |
|
|
|
|
|