|
|
Aluno(a) |
Silmara Moraes da Silva |
Titulo |
Educação e Cidadania: um estudo sobre os fundamentos filosóficos que orientam a formação para a cidadania nos Parâmetros Curriculares Nacionais |
Orientador(a) |
|
Data |
01/09/2010 |
Resumo |
O objetivo deste estudo é investigar a fundamentação teórica/filósófica presente nos Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1997). Nesse sentido, tomamos como fenômeno social a ser analisado a formação para a cidadania, anunciada em tal documento como o eixo norteador da educação escolar. Para a realização da análise proposta tomamos como ponto de partida as seguintes questões: Quais são os fundamentos teóricos/filosóficos que orientam a reforma curricular da década de 1990, mais especificamente, a formação para a cidadania como eixo norteador da educação escolar nos PCNs? Nossa hipótese, é que a reforma curricular e a eleição da cidadania como eixo norteador da educação escolar, tem como objetivo a busca do consenso social, visando a formação de uma nova sociabilidade, que se adapte as condições sociais vigentes, a qual faz parte de um conjunto de reformas estruturais promovidas no capitalismo contemporâneo segundo os princípios do neoliberalismo. Do ponto de vista teórico-metodológico, a pesquisa foi desenvolvida com base nos pressupostos teóricos do materialismo histórico-dialético. Os resultados da pesquisa revelam os fundamentos que orientam a educação escolar e a formação do indivíduo na sociedade atual.
Palavras-chaves: Educação. Cidadania. Parâmetros Curriculares Nacionais. Materialismo-histórico-dialético. |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
Texto Completo |
|
|
|
|
|