UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Ana Catarina Angeloni Hein
Titulo Práxis e a noção de prática nos documentos oficiais sobre a formação de professores
Orientador(a)
Data 03/09/2010
Resumo Este trabalho tem como objeto o conceito de prática presente nos documentos oficiais sobre a formação de professores para a escola básica, de 1996 a 2006, data esta que vai desde a promulgação da LDB (Lei nº 9.394/96) até a reestruturação das licenciaturas, e em especial das Diretrizes Curriculares do curso de pedagogia. A partir da LDB (Lei nº 9.394/96), a prática nos documentos oficiais recebe diferentes denominações, tais como: “prática educativa”, “prática de ensino”, “prática como componente curricular”, “prática de estágio”, “prática profissional”, dentre outras. Os documentos oficiais preconizam a prática para os cursos de formação de professores para a educação básica. Na coleta de dados a concepção de prática dos documentos, se mostra de forma fragmentada e generalizada, sendo apenas um arremate final das outras atividades do curso. Acreditamos que exista um nexo entre as mudanças empreendidas na legislação e a reestruturação capitalista, a partir da mudança no modo de produção fordista/taylorista para toyotista, em que houve a necessidade formativa de um trabalhador com capacidade adaptativa, por intermédio dos organismos internacionais multilaterais.

Palavras – chave: formação docente, prática, práxis, LDB, ensino básico, cursos de licenciaturas.
Tipo Defesa-Mestrado
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APG 2.0
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