|
|
Aluno(a) |
Ana Catarina Angeloni Hein |
Titulo |
Práxis e a noção de prática nos documentos oficiais sobre a formação de professores |
Orientador(a) |
|
Data |
03/09/2010 |
Resumo |
Este trabalho tem como objeto o conceito de prática presente nos documentos oficiais sobre a formação de professores para a escola básica, de 1996 a 2006, data esta que vai desde a promulgação da LDB (Lei nº 9.394/96) até a reestruturação das licenciaturas, e em especial das Diretrizes Curriculares do curso de pedagogia. A partir da LDB (Lei nº 9.394/96), a prática nos documentos oficiais recebe diferentes denominações, tais como: prática educativa, prática de ensino, prática como componente curricular, prática de estágio, prática profissional, dentre outras. Os documentos oficiais preconizam a prática para os cursos de formação de professores para a educação básica. Na coleta de dados a concepção de prática dos documentos, se mostra de forma fragmentada e generalizada, sendo apenas um arremate final das outras atividades do curso. Acreditamos que exista um nexo entre as mudanças empreendidas na legislação e a reestruturação capitalista, a partir da mudança no modo de produção fordista/taylorista para toyotista, em que houve a necessidade formativa de um trabalhador com capacidade adaptativa, por intermédio dos organismos internacionais multilaterais.
Palavras chave: formação docente, prática, práxis, LDB, ensino básico, cursos de licenciaturas. |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
Texto Completo |
|
|
|
|
|