|
|
Aluno(a) |
Larissa Regina Capeloto |
Titulo |
Dez anos dos Parâmetros Curriculares Nacionais: contribuições para o ensino de Ciências Naturais nos anos iniciais do Ensino Fundamental I |
Orientador(a) |
|
Data |
03/09/2010 |
Resumo |
O presente trabalho tem como objetivo estudar as contribuições dos Parâmetros Curriculares Nacionais PCN, para as práticas pedagógicas dos professores das séries iniciais do ensino fundamental, em escolas da rede pública de ensino, buscando identificar possíveis modificações que vêm ocorrendo, após dez anos da elaboração e implantação desse documento. A opção metodológica foi a condução de um estudo com características das abordagens qualitativas. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas com os professores de escolas das redes municipal e estadual da cidade de Araraquara/SP, e pela análise de documentos fornecidos por alguns dos docentes. Os resultados revelam que os professores conhecem os PCN e acreditam que esse referencial influencia suas práticas de Ciências Naturais. Pelas análises percebemos que essa influência se dá, muitas vezes, de forma indireta, pelo uso do livro didático, o material mais utilizado, pelos professores que fizeram parte do estudo, para a seleção e ordenação dos conteúdos e na escolha das atividades didáticas. Dada a relevância do ensino de Ciências na formação dos alunos, destacamos a importância de mais estudos que abordem as práticas pedagógicas para os anos iniciais do ensino fundamental, relacionadas a essa disciplina
Palavras chave: Parâmetros Curriculares Nacionais de Ciências Naturais. Ensino de Ciências. Séries Iniciais do Ensino Fundamental. Prática Pedagógica. Currículo. |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
Texto Completo |
|
|
|
|
|