UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Maurício Bronzatto
Titulo A ética do "desperdício": a influência da compaixão no querer fazer moral de adolescentes
Orientador(a)
Data 13/08/2010
Resumo Vive-se uma época crepuscular do dever, a meio caminho entre a agonia moral e a renovação ética. Estudos recentes na área da Psicologia Moral têm demonstrado que se os valores morais se tornarem centrais nas representações de si das pessoas, esse querer particular, o dever, será sentido com força e prevalecerá sobre outros quereres estranhos ou contrários à moral. Tudo o que se tem a fazer é investir a personalidade com tais valores. Mas como, se o Bem é átono e as ações morais, pouco prestigiadas socialmente como traduções de excelência do ser no tempo presente? De tal problematização nasce este estudo, cuja proposição foi a de investigar a influência do recebimento de um atendimento magnânimo de compaixão como um fator impulsionador do querer fazer moral. Sem pretender com esse sentimento fundar uma moral, estudamo-lo sob dois aspectos: 1º) realizando uma análise psicológica e filosófica de algumas obras clássicas do mundo ficcional que o tematizam; e 2º) por meio de uma pesquisa empírica, indo a campo ouvir 50 adolescentes entre 15 e 18 anos sobre como concebem a compaixão e se estar sob seus efeitos, depois de tê-la experimentado (em situações hipotéticas, veiculadas por meio de narrativas a eles apresentadas), contribui para desviar um pouco seus olhares de si mesmos e colocá-los no outro, enxergando suas necessidades e direitos e realizando escolhas morais correspondentes. O resultado a que se chegou com a pesquisa empírica pode assim ser traduzido: pela admiração e gratidão que suscita, pela gratuidade que veicula, pelo valor que confere e pelo desequilíbrio que provoca, um atendimento magnânimo de compaixão motiva grandemente para o querer fazer moral. O estudo com a literatura ficcional, que, entre outras análises, incluiu a dos romances “O Idiota”, de Dostoiévski, e “Os Miseráveis”, de Victor Hugo, possibilitou uma interlocução sui generis com os dados e a teoria e ampliou a compreensão dos resultados.

Palavras-chave: Compaixão. Moral. Ética. Literatura. Desenvolvimento moral. Virtudes.
Tipo Defesa-Doutorado
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APG 2.0
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