|
|
Aluno(a) |
Saulo Rodrigues de Carvalho |
Titulo |
Políticas neoliberais e educação pós-moderna no ensino paulista |
Orientador(a) |
|
Data |
09/08/2010 |
Resumo |
Nesta pesquisa procuramos estabelecer as relações entre a política neoliberal e as concepções pedagógicas pós-modernas presentes na proposta curricular do Governo do Estado de São Paulo. Parte-se da premissa que as reformas neoliberais necessitam de uma base ideológica para sua efetivação. Seria, portanto, o pensamento pós-moderno o elemento que daria sustentação filosófico-pedagógica, para as mudanças no mundo do trabalho e da nova organização escolar da sociedade capitalista. Com isso trazemos à tona a discussão a respeito da função social do conhecimento no capitalismo, buscando com isso compreender as bases da sua contradição, enquanto elemento fundamental para o desenvolvimento do capital, de formas de extração da mais-valia com menos trabalho, ao mesmo tempo em que impulsiona o desenvolvimento do gênero humano. Por meio do conceito marxista de conhecimento nos tornou possível compreender a Proposta Curricular do Estado de São Paulo, como parte de um projeto maior que tem como determinante a funcionabilidade do modelo produtivo capitalista.
Palavras-chave: 1.Educação São Paulo (Estado), 2.Neoliberalismo, 3.Pós-modernismo, 4.Reestruturação produtiva, 5. Currículo. |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
Texto Completo |
|
|
|
|
|