|
|
Aluno(a) |
Vanessa Gertrudes Rabatini |
Titulo |
A concepção de cultura em Bruner e Vigotski: implicações para Educação Escolar |
Orientador(a) |
|
Data |
13/08/2010 |
Resumo |
A presente pesquisa de mestrado teve como objetivo analisar a concepção de cultura em obras selecionadas do psicólogo norte-americano Jerome Bruner e do psicólogo soviético Lev Semenovich Vigotski e as suas implicações para a Educação Escolar. Este trabalho é fruto de uma pesquisa de iniciação científica, que analisou as concepções de escola em autores contemporâneos sob a perspectiva da Teoria da Atividade, comparando-as com as idéias pedagógicas contidas nos trabalhos de Vigotski, Leontiev e Luria. No decorrer dessa pesquisa constatou-se que muitas dessas concepções sobre a escola eram perpassadas pela questão da cultura. Portanto, com o objetivo de um estudo aprofundado, selecionamos autores como Bruner e Vigotski porque ambos desenvolveram uma concepção de cultura que traz várias implicações para a Educação Escolar na atualidade. Para analisar a concepção de cultura nas obras de Bruner e Vigotski, procedemos inicialmente a uma primeira leitura exploratória por meio da qual apreendemos de suas obras núcleos teóricos conceituais, sejam eles: universo simbólico, narrativa e comunidade cultural para o primeiro autor, e natureza social do psiquismo, signos ou instrumentos culturais e função psíquica superior para o segundo autor. Feito isso, realizamos uma análise comparativa dessa concepção e constatamos que Bruner transita em um veio fenomenológico hermenêutico, afirmando premissas da pós-modernidade e do multiculturalismo; enquantoVigotski em uma vertente materialista histórico-dialética sustenta a ontologia do ser ligado à sua historicidade e às relações sociais. No que tange a análise dialética singular-particular-universal, concluímos que a concepção de cultura entre os dois autores se distancia. Para Bruner essa concepção é focada na particularidade, já Vigotski, entende que a prática humana, na qual se inclui a produção da cultura, encerra sempre a relação entre o singular-particular-universal, por dotar-se de uma correspondência essencialmente histórica e universal.
Palavras chave: Bruner, Vigotski, Educação Escolar, Cultura, Psicologia |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
Texto Completo |
|
|
|
|
|