UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Luciana Ponce Bellido Giraldi
Titulo Os níveis diferenciados de desempenho escolar: Analisando estabilidade e mudanças nas concepções e expectativas de professores, familiares e alunos
Orientador(a)
Data 13/08/2010
Resumo A partir de uma perspectiva bioecológica de pesquisa, elaborada por Urie
Bronfenbrenner e, apoiada por outros estudiosos, como os trabalhos de Gimeno
Sacristán, o objetivo geral deste estudo foi o de analisar concepções e expectativas de
professores, alunos e familiares sobre o alto, o médio e o baixo desempenho escolar e
considerar a constituição das mesmas em possíveis estabilidades e mudanças no
decorrer da experiência escolar de alunos no Ensino Fundamental I. Para isso foi
realizada uma pesquisa qualitativa, teórica/prática, numa cidade no interior do Estado de
São Paulo, numa escola pública municipal, em uma sala de aula de 2º ano e em uma de
5º ano, cada uma com uma professora responsável. Tais docentes tiveram um papel
fundamental ao estudo por aceitarem o convite para participar do mesmo fornecendo
informações e, além disso, cada uma indicou seis estudantes, seguindo os critérios préestabelecidos
de serem dois alunos de cada grupo: alto, médio e baixo desempenho
escolar, total de doze alunos com suas respectivas famílias. Foram realizadas entrevistas
com a referida tríade e observações da prática pedagógica em períodos distintos (1º, 2º e
4º bimestre escolar). Os resultados foram organizados em dois momentos:
primeiramente foram destacadas concepções gerais sobre funções da escola, papéis
sociais, conceito de infância e de aluno. Neste momento, foi possível conhecer o espaço
escolar, expondo a rotina dos sujeitos e a realidade da unidade. Na sequência as
concepções e expectativas sobre os diferenciados desempenhos escolares foram
analisadas trazendo, inicialmente, as categorias gerais de apreciação de cada
desempenho contrastadas com vivencias de sujeitos específicos que experienciavam o
desempenho discutido. Ao analisar as idéias gerais sobre cada desempenho, verificou
que estas não se ajustavam indistintamente a todos os alunos indicados como
pertencente a tal grupo, porém, essencialmente, a professora no 2º ano concebia que os
diferenciados desempenhos escolares estavam relacionados principalmente ao domínio
do código linguístico, o mesmo ocorria com a docente do 5º ano quando direcionada aos
alunos com baixo desempenho escolar. Entretanto, neste caso, quando se referia aos
desempenhos medianos e altos baseava-se em pré-requisitos conceituais que iam além
das aprendizagens básicas: leitura, escrita e operações matemáticas. Nota-se também
que para as professoras havia uma intensa influência das famílias e dos contextos sociais
nos desempenhos escolares dos alunos. Já as concepções dos estudantes sobre os
próprios desempenhos estavam ligadas à aquisição de conhecimentos, saber responder,
saber fazer; idéias refletidas nas notas e, eram associadas também, ao comportamento
despendido por eles. As concepções dos familiares estavam pautadas em informações
fornecidas pela escola sobre a aprendizagem e sobre o comportamento de “suas”
crianças, a realização de tarefas em casa, a organização dos materiais escolares, leitura
de livros, além de comparações feitas entre outras crianças conhecidas. As expectativas
dos professores, alunos e dos familiares sobre o baixo desempenho, em geral, eram
positivas, mas, não se relacionavam a prosseguir nos estudos. No grupo de alunos com
desempenhos medianos e altos, segundo a professora do 2º ano, havia expectativas
positivas com relação ao prosseguimento escolar, o mesmo era esperado pelos pais e
pelos alunos dos 2º e 5º anos. Contudo, a docente do 5º ano analisava o contexto social
como um possível impedimento para a continuidade nos estudos dos alunos. Conclui-se
que as concepções e expectativas demonstraram-se mais sedimentadas ao longo do
processo de escolarização, sendo que para os alunos do 5º ano estavam mais
consolidadas do que para os alunos do 2º ano, principalmente, no caso do grupo de
baixo desempenho. Inclusive, faz-se relevante destacar que os desempenhos baixos e
médios foram mais explicados em função do contexto social do que o alto desempenho.
Tipo Defesa-Mestrado
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