UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Lúcia Rejane Gomes da Silva
Titulo Sexualidade e orientação sexual na formação de professores: uma análise da política educacional
Orientador(a)
Data 11/08/2010
Resumo A tese trata da ausência de conteúdos de sexualidade e orientação sexual, nos cursos de pedagogia, em instituições formadoras de Porto Velho, capital do estado de Rondônia. Objetivou-se investigar como o tema sexualidade e orientação sexual se insere na política de formação dos professores e qual o lugar que ocupa na formação inicial docente, e como estão preparando os futuros docentes para lidar com o tema sexualidade e orientação sexual. Busca-se descrever os mecanismos, estratégias ou procedimentos de ensino sobre o tema transversal orientação sexual utilizados pelos cursos de formação inicial de professores; e analisar as facilidades e dificuldades apresentadas por alunos e professores para lidar com o tema e suas sugestões para superá-las. A pesquisa adotou a abordagem qualitativa, com análise do conteúdo sobre o tema nas respostas dadas por coordenadoras, professores e alunas de três cursos de pedagogia de instituições pública e privadas localizadas em Porto Velho. Através da análise dos resultados, identificaram-se três categorias: a sexualidade ausente ou negada, a sexualidade proclamada e a sexualidade idealizada. A sexualidade ausente ou negada pretende que a sexualidade esteja ausente ou não apareça nas relações sociais, no cotidiano das escolas, em sala de aula e na formação dos professores; a sexualidade proclamada designa o que é tratado sobre sexualidade e orientação sexual nos cursos de pedagogia pesquisados, segundo o que é proclamado pelos respondentes, que se pretende ocupando uma posição emancipatória, ao mesmo tempo que mantém os seus traços conservadores; e a sexualidade idealizada recusa a realidade do ensino sobre sexualidade e orientação sexual existente, com suas contradições, conflitos e problemas, em favor de um ideal de ensino destes conteúdos que não ocorre nos cursos de formação inicial de professores pesquisados. Maiores investimentos na formação inicial, e não só na formação continuada, aguardam ser destinados e aplicados, para que essa política pública de avanço da cidadania possa se tornar efetiva, fazendo parte do dia a dia dos currículos das escolas brasileiras.

Palavras-chave: Educação. Orientação sexual. Formação de professores. Política educacional.
Tipo Defesa-Doutorado
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APG 2.0
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