UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Aline Chitero Bueno
Titulo A concepção de desenvolvimento sustentável nos Parâmetros Curriculares Nacionais
Orientador(a)
Data 24/06/2010
Resumo Esta proposta de trabalho originou-se da constatação do destaque que a discussão referente à temática ambiental tem recebido nos meios de comunicação, na comunidade científica e também no cotidiano do professor em sala de aula, através dos temas transversais propostos nos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN. Dentre os temas assim considerados encontra-se o “meio ambiente”, o qual explicita uma concepção de desenvolvimento sustentável, entendida como o possível caminho para o enfrentamento da problemática ambiental atual. Assim, o objetivo deste trabalho é estudar a apropriação que o PCN realiza da concepção de desenvolvimento sustentável, bem como discutir seus limites e possibilidades frente à problemática ambiental. Esta pesquisa, de cunho teórico e bibliográfico, teve por ponto de partida aprofundar-se no conceito de desenvolvimento sustentável, a partir do conhecimento da concepção de desenvolvimento no modo de produção capitalista bem como a proposta de sustentabilidade que adjetiva o primeiro termo. Desta perspectiva verificou-se a seguinte contradição: desenvolvimento no capitalismo significa crescimento econômico, lucro, fundamentado na exploração do homem e da natureza; sustentabilidade inclui a preservação da natureza, a partir do uso racional dos recursos e qualidade de vida para todos. Diante de tal constatação vislumbrou-se que as discussões presentes nos PCN não contemplam tal contradição, apenas a tangenciam, propondo a utilização do termo sustentabilidade em detrimento ao desenvolvimento sustentável. Para esta análise abordou-se a questão a partir da contradição dialética entre as suas dimensões histórica, econômica e social no contexto ensino, com base nos fundamentos filosóficos, metodológicos e lógicos, expressos no materialismo histórico dialético. Conclui-se que, apesar da temática ambiental ser proposta nos PCN como tema transversal, a mesma estrutura-se na lógica formal clássica, de base aristotélica, e desta forma não contempla as múltiplas faces que envolvem a questão ambiental. Assim, suas possibilidades restringem-se a expor a existência de um problema multifacetado e a propor mudanças de comportamento pontuais e contraditórias ao modo de produção em vigência, que visa a circulação de mercadorias, o consumismo, e que tem por matéria prima os recursos naturais. Por sua discussão fragmentada e, por tanto, limitada, é um instrumento mobilizador, mas ineficiente frete a problemática ambiental. Espera-se que esta pesquisa traga novos elementos de discussão para o entendimento e perspectivas futuras referentes à atual problemática ambiental e o papel da educação nesse contexto.

Palavras – chave: Desenvolvimento. Sustentabilidade. Desenvolvimento sustentável. PCN. Lógica formal clássica. Materialismo histórico dialético.
Tipo Defesa-Mestrado
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