UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Clarice Aparecida Alencar Garcia
Titulo FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA MELHORIA DA PRÁTICA DOCENTE: Um estudo a partir do Método P.E.R.A.
Orientador(a)
Data 20/01/2010
Resumo O presente trabalho é uma pesquisa-ação que estudou o potencial formativo do método aqui denominado de P.E.R.A. (percepção, expressão, reflexão, ação). Essa pesquisa tem por objetivos: verificar o impacto desta prática formativa na prática docente através da percepção da tarefa do educador, da relação professor-aluno, das estratégias de trabalho e apontar algumas pistas para um trabalho formativo preocupado com a constituição da inteireza dos educadores. Trata-se de um estudo pautado em práticas holísticas que, aos poucos, vem tentando ganhar espaço nas discussões acadêmicas.
Esse método foi utilizado em formato de curso durante um semestre letivo na capacitação de professores na cidade de Lençóis Paulista, interior de São Paulo. O método é composto de quatro momentos diferentes, sendo o primeiro voltado à percepção, o seguinte para a expressão, outro para a reflexão e o último para a ação. O curso teve a duração de 30 horas e aconteceu uma vez por semana.
Os dados da pesquisa foram levantados por meio de observações durante o curso e por questionários e entrevistas. Eles revelaram que as capacitações usuais oferecidas aos professores não haviam contemplado as necessidades de formação pessoal do professor, pelo fato de que elas estiveram sempre voltadas para metodologias e conteúdos, seguindo o paradigma vigente da racionalidade. Por outro lado, os dados também revelaram que a capacitação oferecida aos professores através do método P.E.R.A. trouxe uma nova possibilidade para a formação docente. Conforme o relato dos participantes da pesquisa após o curso, nota-se que sentiam-se melhor como pessoas e como profissionais, mais aptos as novas aprendizagens. Observamos, ainda, uma melhoria em seus relacionamentos bem como no processo de aprendizagem dos seus alunos.
Nossa convicção é de que esta pesquisa pode colaborar no processo de aprendizagem, à medida que traz uma nova opção para a formação de professores. A proliferação desta prática indicará se essa nova maneira de conceber a formação humana de maneira integral dará resultados satisfatórios ou não.
Tipo Defesa-Doutorado
Texto Completo

APG 2.0
Copyright 2014 (c) UNESP - Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara