| 
						 
						
							 | 
							
	 
	
		
			| Aluno(a) | 
			Carolina Miranda da Cruz Pereira | 
		 
		
			| Titulo | 
			Fundações privadas e precarização do trabalho docente na Unesp - 1995-2008 | 
		 
		
			| Orientador(a) | 
			 | 
		 
		
			| Data | 
			30/10/2009 | 
		 
		
			| Resumo | 
     		A presente dissertação tem como objetivo a análise da relação entre as fundações privadas e a precarização do trabalho docente na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Essa relação se estabelece a partir do momento em que as políticas públicas para o ensino superior do país e do estado de São Paulo, em conformidade com os ditames de organismos internacionais, apresentam-se como parte fundamental da reestruturação do Estado nacional, cujo resultado é a minimização de sua atuação na economia e a redução drástica de gastos nas áreas sociais. Em face desse pressuposto, mostra-se que a crise do capitalismo a partir da década de 1970 acarretou em mudanças estruturais dos Estados nacionais em âmbito mundial e, de forma preponderante nos países do capitalismo periférico, caso brasileiro. Nesse processo, o projeto de autonomia das universidades brasileiras e, em específico, das estaduais paulistas, aliado à crescente redução no financiamento culmina, entre outros resultados, na precarização do trabalho docente e na proliferação das fundações privadas ditas de apoio às universidades públicas. Mostra-se, a partir de dados empíricos, que o impacto de tais políticas aprofundou a desvalorização do trabalho dos professores universitários e que fundações privadas de apoio à UNESP são dependentes da estrutura pública, não atingem os objetivos proclamados de apoio à pesquisa, ao ensino e à extensão e intensificam o processo de privatização do ensino superior público.  
 
Palavras-chave: Fundações Privadas, Precarização do Trabalho Docente, Autonomia Universitária, Políticas Públicas, Ensino Superior. | 
     	 
     	
			| Tipo | 
			Defesa-Mestrado | 
		 
		
			| Texto Completo | 
			  | 
		 
	 
	 
							 | 
							 | 
						 
						
							 | 
						 
					 
				 |