UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Adriana Fernanda Fray Botelho
Titulo Um estudo da escrita de alunos surdos do Ensino Fundamental - Ciclo III da rede municipal de Araraquara
Orientador(a)
Data 23/10/2009
Resumo A inclusão escolar caracteriza-se na inserção de todos os alunos no ensino comum, sem distinção de condições lingüísticas, sensoriais, físicas, emocionais, étnicas e sócio-econômicas requerendo sistemas educacionais planejados e organizados. No que se refere à escrita, sua aprendizagem é essencial porque constitui em meios que o homem possui de se comunicar com o mundo, de ter contato com novas idéias, pontos de vista e experiências. Este trabalho teve por objetivo analisar a situação de escrita de alunos surdos incluídos no ciclo III – 7º, 8º e 9º anos - do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Araraquara, através da produção de narrativas. Em um primeiro momento, fez-se um levantamento do número de escolas das quais os alunos surdos estavam matriculados. Os resultados mostraram que cinco escolas possuíam alunos surdos incluídos sendo dois na escola A, dois na B, um na C, quatro na D e dois na E. Optou-se pelo ciclo III pelo ao fato de acreditar que os alunos nessa etapa de escolaridade, já dominavam a escrita. Os participantes dessa pesquisa foram então dois alunos surdos do 7º ano sendo um com surdez bilateral severa e o outro com surdez bilateral profunda, seus dois professores de Língua Portuguesa e a intérprete de LIBRAS. Em um segundo momento, foi realizado a coleta de dados através de questionários com perguntas abertas para os dois professores e para a intérprete além da aplicação de produção de narrativas aos alunos surdos. Os resultados mostraram que, mesmo com o pouco domínio que esses surdos têm sobre a LIBRAS, esta exerce grande influência em suas escritas.

Palavras-chave: Surdez. Inclusão Escolar. Libras. Formação de Professores. Intérprete de Libras. Escrita.
Tipo Defesa-Mestrado
Texto Completo

APG 2.0
Copyright 2014 (c) UNESP - Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara