|
|
Aluno(a) |
Maria Carolina Ribeiro |
Titulo |
Algumas considerações a respeito das possíveis influências das práticas sociais (trabalho) sobre o desenvolvimento afetivo e cognitivo de crianças |
Orientador(a) |
|
Data |
30/09/2009 |
Resumo |
O objetivo do presente trabalho é, a partir de material teórico, fazer algumas elaborações a respeito de como poderia ser a compreensão dos comportamentos de crianças semi-institucionalizadas no ambiente onde se desenvolvia um projeto social. Como poderiam ser compreendidas as relações entre as características dos ambientes sociais em que viviam, ou teriam vivido, e seus próprios modos de se comportarem, suas manifestações de carências e necessidades. Na introdução expomos a fundamentação teórica que começa com o tema do desenvolvimento da consciência, seguindo os teóricos da psicologia sócio-histórica e alguns seguidores da mesma linha; segue uma exposição sobre o tema razão e emoção, começando com António R. Damásio e, aí retomamos os fundamentos da psicologia sócio-histórica, com Vygotsky e alguns outros estudiosos dessa mesma linha. Nesta parte, mostramos que a visão do indivíduo como um todo complexo é compreendida só recentemente nos estudos da psicologia científica. Em seguida, ainda na introdução, examinamos o tema do desenvolvimento da afetividade e cognição como extensões indissociáveis do psiquismo humano. Aqui seguimos os fundamentamos de Henri Wallon, destacando o caráter contagioso da emoção e os domínios funcionais do processo de desenvolvimento psicológico da criança e, da teoria de Vigotski (neste ponto tomamos o texto de Marta Kohl de Oliveira). Tratamos ainda sobre o desenvolvimento do comportamento agressivo de crianças como uma expressão afetiva-emocional. E por último, fizemos algumas considerações sobre a afetividade e da cognição no campo educacional. Na parte da metodologia descrevemos em talhes a Dinâmica da Mãozinha, além de outros aspectos da metodologia adotada. No final, fazemos algumas considerações a partir da literatura para dizer da nossa compreensão dos comportamentos dos nossos alunos semi-institucionalizados.
Palavras-chave: afetividade, cognição, razão, emoção, consciência e trabalho. |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
Texto Completo |
|
|
|
|
|