UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Tamara Júlia de Carvalho
Titulo Uma leitura do programa Supernanny: a partir da Pedagogia Freinet
Orientador(a)
Data 30/09/2009
Resumo Este trabalho procurou investigar a pedagogia instituída no programa televisivo intitulado Supernanny – em sua primeira temporada de exibição -, transmitido pelo SBT (Sistema Brasileiro de Comunicação) em canal da Televisão aberta para todo o território nacional.
Essa investigação traz alguns aspectos como a história dos programas educativos brasileiros e a relação entre televisão e educação.
O objetivo principal dessa investigação é executar uma leitura do programa televisivo em questão a partir da ótica da Pedagogia de Freinet.
Por meio de análises dos episódios presentes na primeira temporada do programa, destacando seus dispositivos educacionais procuramos estabelecer possíveis relações com a Pedagogia Freinet. Porém, em outros aspectos o programa não pode ser considerado Freinetiano, devido a alguns pontos divergentes, apesar de possuírem os mesmos objetivos em contextos distintos.

Palavras-chave: Pedagogia Freinet, Programa Supernanny, Educação, Televisão, Programas Educativos, Dispositivos Educacionais
Tipo Defesa-Mestrado
Texto Completo

APG 2.0
Copyright 2014 (c) UNESP - Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara