|
|
Aluno(a) |
Tamara Júlia de Carvalho |
Titulo |
Uma leitura do programa Supernanny: a partir da Pedagogia Freinet |
Orientador(a) |
|
Data |
30/09/2009 |
Resumo |
Este trabalho procurou investigar a pedagogia instituída no programa televisivo intitulado Supernanny em sua primeira temporada de exibição -, transmitido pelo SBT (Sistema Brasileiro de Comunicação) em canal da Televisão aberta para todo o território nacional.
Essa investigação traz alguns aspectos como a história dos programas educativos brasileiros e a relação entre televisão e educação.
O objetivo principal dessa investigação é executar uma leitura do programa televisivo em questão a partir da ótica da Pedagogia de Freinet.
Por meio de análises dos episódios presentes na primeira temporada do programa, destacando seus dispositivos educacionais procuramos estabelecer possíveis relações com a Pedagogia Freinet. Porém, em outros aspectos o programa não pode ser considerado Freinetiano, devido a alguns pontos divergentes, apesar de possuírem os mesmos objetivos em contextos distintos.
Palavras-chave: Pedagogia Freinet, Programa Supernanny, Educação, Televisão, Programas Educativos, Dispositivos Educacionais |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
Texto Completo |
|
|
|
|
|